Diarinho Titulo Fique informado
Notícias da semana - 26 de agosto a 1º de setembro
Por Da Redação
01/09/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


POPULAÇÃO
Estimativa diz que Grande ABC conta com 2.789.871 habitantes

Estimativa revelada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostra que o Grande ABC possui 2.789.871 moradores espalhados pelas sete cidades, ou seja, que vivem em Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

O dado, anunciado na quarta-feira (28), mostra que houve aumento de 0,66% no número de pessoas em relação ao mesmo levantamento feito no ano passado, o que representa 18.317 pessoas a mais vivendo na região. A variação é inferior à ocorrida em todo o Brasil, que ficou perto de 0,79%, tendo cerca de 210,1 milhões de habitantes (contra 208,5 milhões em 2018), em 5.570 municípios. O Estado de São Paulo é lar de 45,9 milhões de indivíduos, sendo o mais habitado do País e concentrando 21,9% da população brasileira.

A estimativa regional possibilita ver que a cidade mais populosa é São Bernardo, com 838.936 moradores. O ranking local, em ordem, tem Santo André (718.773), Mauá (472.912), Diadema (423.884), São Caetano (161.127), Ribeirão Pires (123.393) e Rio Grande da Serra (50.846), sendo esta última tendo apresentado a maior taxa de crescimento, 1,20%, o que corresponde a 605 munícipes a mais.
Todos esses números são frutos de cálculos estimativos, não representando dados 100% reais. A quantidade de pessoas promete ganhar índices mais concretos em 2020, com a realização da pesquisa conhecida como Censo Demográfico – ou somente Censo –, estudo sobre a população em geral e suas condições de vida que ocorre a cada dez anos.

ESPORTES
Copa Libertadores terá semifinais brasileira e argentina neste ano

Foram definidos os quatro times classificados para as semifinais da Copa Libertadores da América 2019, o mais importante torneio da América do Sul. Os últimos jogos das oitavas de final aconteceram na semana passada.

O Grêmio eliminou o Palmeiras e irá enfrentar o Flamengo, que passou pelo Internacional, realizando duelo brasileiro. Na outra chave, o Boca Juniors passou pela LDU (Equador) e o River Plate superou o Cerro Porteño (Paraguai), com clássico argentino na próxima fase. Continua quem se sair melhor após duas partidas.

A final está agendada para jogo em Santiago, capital do Chile, em 23 de novembro, sendo a primeira vez que a competição tem decisão em partida única – como ocorre com a Liga dos Campeões, na Europa. O vencedor da Copa Libertadores também tem vaga no Mundial de Clubes da Fifa, entre 11 e 22 de dezembro, no Catar.

SAÚDE
Estado registra primeira vítima fatal de sarampo

A Secretaria Municipal de Saúde confirmou a primeira morte motivada por contágio de sarampo na cidade e no Estado de São Paulo. A vítima foi um homem de 42 anos que não tinha registro de vacinas.

Considerada altamente contagiosa e transmitida por meio de gotículas de saliva eliminadas por espirro ou pela tosse, a doença tem gerado atenção também no Grande ABC. No Estado, até agora, já foram confirmados 2.457 casos. O último surto de sarampo havia sido registrado em 1997.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;