Nacional Titulo
Fotografia ganha espaço no DOL
Por Flávia Braz
Especial para o Diário
17/08/2006 | 08:26
Compartilhar notícia


Restam três dias para o novo DOL (Diário Online) entrar no ar. A partir de domingo, ao acessar o www.dgabc.com.br, o internauta desfrutará de um site completamente reestruturado, ágil na renovação de notícias e com uma novidade: espaço exclusivo para a divulgação de fotos, tanto as produzidas pela editoria de Fotografia do Diário quanto as enviadas pelo visitantes do portal.

As novidades, no entanto, não param por aí. Além das fotos expostas na capa do site, haverá uma galeria de imagens por meio da qual o internauta poderá ter acesso ao material fotográfico que não usado na edição diária do impresso. “O tema pode ser variado. Acabamos com a concepção de usar apenas a foto da manchete e optamos por trazer desde as melhores imagens do dia como também a dos fatos mais relevantes”, explica o jornalista responsável pelo DOL, Marcelo Ruiz.

Para o editor de fotografia do jornal, JB Ferreira, a diversidade de fotos no site será “superpositiva”. “Tem muito material que produzimos no dia, para o impresso, que acaba virando arquivo. Teremos a oportunidade de mostrar uma seqüência de trabalhos”, entusiasma-se o profissional.

Interação – A criação do Fotolog do Leitor – área que será destinada para a publicação de fotos dos internautas –, segundo JB, é outro fator importante para aqueles que têm interesse pela fotografia. De acordo com ele, um espaço de divulgação é sempre uma vitrine positiva para quem está começando na profissão. “Acho que existem muitos amadores avançados que não têm onde expor suas imagens. Esse é um espaço importante”, diz.

O acesso ao Fotolog, de acordo com o editor do DOL, será possível pelo próprio site. “Haverá um link que direcionará o internauta. Essa página terá uma cara própria, diferente do jornal”, afirma Ruiz.

Em Foco – A coluna social do jornal também ganhará espaço e visibilidade no site. “Hoje a seção abre em um formato ainda lento e as pessoas às vezes não esperam carregar para visualizar”, observa Clayton Feltran, coordenador de criação do DOL. Além disso, segundo a equipe de coordenação do site, a área destinada para o Em Foco – editoria responsável pela cobertura de eventos sociais da região – contará também com uma gama maior de fotos.

Segundo JB, devido à falta de espaço, muitas pessoas eram fotografadas e acabavam ficando de fora do jornal, o que provocava reclamações. “De um ano para cá passamos a tirar menos fotos, para não deixar de publicar a foto de ninguém”, explica. Com o novo site, a quantidade de cliques pode aumentar. “Podemos voltar a fazer um número maior de fotos e disponibilizar na galeria. Dentro do critério de edição e diagramação, o que não entrar no impresso a gente usa lá”, analisa o fotógrafo Osvaldo Ventura, que está no colunismo social há 18 anos.

Ainda segundo Ventura, pessoas de outras cidades que freqüentam as casas noturnas e os bares da região, antes queixavam-se da impossibilidade de ver suas fotos no jornal. “Como o site pode ser acessado de qualquer lugar, ficará mais fácil para quem mora em São Paulo, por exemplo”, diz.

Todas as seções do jornal, entretanto, serão contempladas com um número maior de fotografias. Festas tradicionais da região, flagrantes de políticos e lances exclusivos dos times de futebol do Grande ABC também poderão ser vistos.

(Supervisão de Arthur Lopez)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;