Setecidades Titulo
Quadrilha tenta assaltar carro-forte em Santo André; dois morrem
Por Aline Mazzo
Do Diário do Grande ABC
11/02/2007 | 21:48
Compartilhar notícia


A tentativa de assalto a um carro-forte na noite deste sábado terminou com dois mortos e dois feridos, no Jardim das Maravilhas, em Santo André. Os seguranças da empresa foram surpreendidos por ladrões fortemente armados enquanto faziam o recolhimento de malotes de dinheiro no estacionamento de um mercado.

Por volta das 18h40, o carro-forte da empresa Prosegur Brasil parou no estacionamento do mercado Chama, na avenida Sapopemba, número 606. Quatro vigias entraram no estabelecimento para recolher os malotes de dinheiro e dois ficaram do lado de fora.

Nesse momento, sete homens portando pistolas se aproximaram e anunciaram o assalto. Os seguranças da empresa reagiram, disparando contra os ladrões, dando início a um intenso tiroteio.

Assustados com o confronto, os clientes que estavam no mercado correram para o fundo do estabelecimento, causando tumulto. Os que estavam do lado de fora, se abaixaram e ficaram entre os carros para se protegerem das balas.

Durante a troca de tiros, o assaltante Ricardo Zacharias Manoel, 26 anos, foi atingido na cabeça. O ladrão chegou a ser socorrido, mas chegou sem vida ao Hospital Bartira. Há um mês Manoel era procurado pela Justiça. Ele havia fugido da penitenciária onde cumpria pena por roubo.

O vigia Jorge de Oliveira Muniz, 26 anos, foi morto no momento em que saia com o malote do mercado. O primeiro disparo acertou seu ombro, levando-o ao chão. Quando estava deitado, um dos ladrões se aproximou e atirou à queima-roupa contra seu rosto.

Os ladrões fugiram sem levar nenhum dos malotes. Na fuga, a quadrilha usou um Fusca vermelho, que havia sido roubado em São Paulo, e um Corsa, também vermelho, levado do estacionamento do mercado. Os dois carros foram achados horas mais tarde na zona Leste de São Paulo.

Um policial militar a paisana, que estava no mercado, tentou impedir o assalto e foi atingido por cinco tiros na região do ventre. Ele foi encaminhado ao Pronto-Socorro Central de Santo André, onde passaria por cirurgia. Seu estado de saúde é considerado grave. Outro cliente do mercado também foi baleado, mas está fora de perigo. Ele está em observação no Hospital Bartira. No tiroteio, três carros que estavam no estacionamento foram perfurados.

Denúncia – Uma ligação anônima para o Disque Denúncia na noite deste sábado informou que os assaltantes estavam desde o fim da tarde em um barzinho ao lado do mercado. Eles teriam chegado em um Fiat Idea e ficaram bebendo cerveja e conversando, à espera do carro-forte.

Quando o veículo chegou, os ladrões pagaram a conta e seguiram para o carro, onde estavam as pistolas. Eles dirigiram até o estacionamento e desceram do veículo anunciando o assalto.

O Fiat Idea foi encontrado pela polícia dentro do mercado. O carro havia sido roubado na zona Leste da Capital na última sexta-feira, dia 9.

O corpo de Ricardo Zacharias Manoel seguiu de Santo André para a Capital. O velório foi no cemitério do Curuçá e o enterro será nesta segunda, às 9h30. A polícia trabalha com a hipótese dos assaltantes pertencerem ao PCC (Primeiro Comando da Capital), já que Manoel era um conhecido membro da facção.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;