Esportes Titulo
Experiência x juventude na Javari
Dérek Bittencourt
Do Diário do Grande ABC
06/10/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


O confronto de domingo entre São Bernardo e Palmeiras B, primeiro compromisso das equipes na segunda fase da Copa Paulista, coloca frente a frente elencos de características bastante diferentes. E esse ponto não envolve tática ou técnica, mas idade e, consequentemente, experiência.

Enquanto o time da Capital prioriza grupo jovem que possa, se necessário, repor peças para o Verdão de Luiz Felipe Scolari, o Tigre aposta em atletas com bagagem e pode ter aí diferencial a seu favor.

No time titular do técnico Luís Carlos Martins, pelo menos seis jogadores têm experiência de sobra, seja em divisões de elite ou até em outros países, casos de Wilson Júnior (ex-Corinthians, futebol argentino e português), Matheus Hansen (futebol polonês e ucraniano) Renato Peixe (ex-Figueirense e Fortaleza), Marcelo Godri (ex-Corinthians), Dirceu (futebol português e israelense) e Ney Mineiro (futebol do Catar). Todos eles, exceto Godri, têm mais de 30 anos.

Na opinião do volante Dirceu, 33, porém, mais idade e currículo não significam muita coisa. "Claro que em certos momentos a experiência prevalece, mas em outros é a juventude que se dá melhor. Quem conseguir aliar as duas coisas dentro do jogo vai se sair bem", afirmou o jogador, campeão da Copa do Brasil de 2004 pelo Santo André e bicampeão do Campeonato Israelense pelo Maccabi Haifa (2004/05 e 2005/06).

Apesar da média de idade baixa (próxima dos 20 anos), Dirceu vê potencial no Palmeiras B e adianta que o Tigre terá trabalho domingo, na Rua Javari. "Eles têm um time de qualidade e demonstraram isso na primeira fase. Os respeitamos, mas vamos impor nosso trabalho. Sabemos das dificuldades, mas com disposição buscaremos os três pontos", disse o volante.

Ontem, o técnico Luís Carlos Martins comandou trabalho na parte da manhã. Hoje, em dois períodos.

Volante Dirceu não reclama de jogar às 11h

Quando a bola rolar para São Bernardo x Palmeiras B, domingo, na Rua Javari, o relógio deverá marcar 11h. O horário, para a prática do futebol, não é o mais indicado por se tratar do momento em que o sol está mais forte e os jogadores acabam sentindo os efeitos do calor. A segunda etapa deve ser pior, iniciando-se ao meio-dia, mas os jogadores do Tigre procuram esquecer o fato.

Domingo, contra o Taubaté, a partida ocorreu às 10h. O time lutou o tempo todo e construiu os 2 a 1 favoráveis que lhe garantiram a ponta do Grupo 4. Agora, uma hora mais tarde, tenta outro resultado positivo independentemente das condições climáticas.

"Quem está há alguns anos disputando a Copa Paulista sabe que o sistema é esse. Mas as dificuldades que temos ao jogar nesse horário eles (Palmeiras B) também têm. Não podemos focar nisso. Quando entramos na disputa da competição já estávamos cientes dessa possibilidade", afirmou o volante Dirceu.

O duelo ocorrerá de forma isolada no domingo para poder ser disputado na Rua Javari. O Juventus, time da casa, teve jogo marcado pela Federação Paulista de Futebol no sábado, às 15h, contra o Red Bull, no mesmo local.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;