Política Titulo Estrutura administrativa
Doria acusa França de usar máquina na eleição

Denúncia trata sobre e-mail oficial disparado por funcionária comissionada horas antes de debate

Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
22/08/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


A campanha do ex-prefeito da Capital e candidato do PSDB ao governo de São Paulo, João Doria, protocola hoje denúncia na Justiça Eleitoral e no Ministério Público contra suposto uso político-eleitoral da estrutura administrativa do Estado em favorecimento do governador Márcio França (PSB), postulante à reeleição. A decisão foi anunciada pelo advogado Flavio Costa Pereira, acompanhado do vice na chapa, Rodrigo Garcia (DEM). Doria não estava no local.

A acusação trata de e-mail oficial do governo disparado pela funcionária Gabriela Haddad com destino à coordenadora da subsecretária de Ações Estratégicas, Vivian Satiro, no dia 16, às 17h26, horas antes do primeiro debate da Band. Segundo a denúncia, por engano, a servidora copiou, além da chefe, uma funcionária da coligação tucana, que atuou no Palácio dos Bandeirantes e atualmente integra a empreitada de Doria. A documentação responsabiliza as duas servidoras e França, mas poupa o titular da Pasta diretamente envolvida, Saulo de Castro Abreu, tucano ligado ao ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB).

A mensagem, intitulada “Pobreza – Documento JD”, em referência a João Doria, e faz um relatório com críticas negativas em que menciona capítulo específico do programa de governo do tucano na área de Desenvolvimento Social. O e-mail cita que o plano “não contempla propostas em relação ao tema”. “Entre 2016/2017, o IBGE registrou aumento de 23,9% na população em situação de extrema pobreza, chegando a cerca de 1,4 milhão de pessoas. No plano de governo do candidato, não há menção deste crescente problema social. O candidato não apresenta propostas para o atendimento das demandas sociais da população pobre do Estado”, frisa.

A equipe tucana alegou que entrará com representação no MP solicitando instauração de inquérito civil para apuração da prática de improbidade administrativa. Em outra frente, entrará com ação no TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) por prática de conduta vedada, requerendo acesso, por perito judicial, aos computadores da Pasta, para que se verifique a eventual extensão da utilização da máquina para fins eleitorais.

A Secretaria estadual de Governo alegou que que a Subsecretaria de Ações Estratégicas, criada em 2011, “tem por função coletar diariamente dados públicos, sem exceção, de amplo acesso, relacionados a ações estaduais, a fim de subsidiar a população, órgãos de imprensa e demais secretarias de Estado”. “O Estado reitera que a utilização da estrutura institucional é vedada a qualquer servidor para uso de interesse individual.” 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;