Memória Titulo
Ergue-se a ETI. São Bernardo precisa de mão-de-obra especializada

Estamos na Semana Beltran Asêncio de Fotografia

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
01/12/2008 | 00:00
Compartilhar notícia


Estamos na Semana Beltran Asêncio de Fotografia, iniciativa da coluna Memória tendo como base a homenagem que o fotógrafo receberá quarta-feira da Câmara Municipal de São Bernardo, a Medalha João Ramalho.

As imagens foram selecionadas pela coluna com base numa série de 33 fotografias que Beltran tirou na década de 1950.

O tema de hoje: a construção da Escola Técnica Industrial Lauro Gomes, na Avenida Pereira Barreto. Era a ETI Lauro Gomes; hoje é ETE, de Escola Técnica Estadual. Mas como essa é uma coluna de Memória, prevalece sempre o ETI, pois assim a escola foi conhecida pelo seu criador, o prefeito Lauro Gomes, que mobilizou várias esferas - estadual e federal - e conseguiu o apoio internacional para que a escola recebesse seus primeiros equipamentos.

São Bernardo crescia. A indústria necessitava de técnicos especializados. Por que não forma-los aqui? Essa missão continua no novo milênio, 44 anos após a morte de Lauro, o prefeito.

HISTÓRIA - O túmulo de Lauro Gomes, no cemitério da Vila Euclides, foi construído próximo ao portão dos fundos. Lauristas comentam que o terreno foi escolhido de propósito para que dali pudesse ser apreciada toda a área da ETI, o que se conseguiu por alguns anos. Espigões hoje impedem essa visão.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Sexta-feira, 1º de dezembro de 1978

Manchete - Não existe divisão nas Forças Armadas, diz Araripe Macedo, ministro da Aeronáutica

Política 1 - Assembléia diploma os eleitos no último dia 15. Representando o Grande ABC, na Câmara Federal foram diplomados Valter Garcia, Benedito Marcílio e Antonio Russo; na Assembléia Legislativa, Mario Ladeia da Rocha, Célio dos Santos, Osmar Ribeiro Fonseca e José Silveira Sampaio.

Política 2 - Artigo de Aleksandar Jovanovic: "Rearticulação da Arena de Santo André envolve comissão de velhos adversários".

Editorial - Uma história de comissão mal resolvida

Santo André - Escola Estadual de Vila Rica está em péssimo estado, antes mesmo da inauguração.

Mauá - Inaugurada a 1ª Feira Industrial e Comercial, no Clube da Cerâmica.

Diadema - Falece o professor Chagas Fonseca, autor da letra do Hino Oficial da cidade.

Ribeirão Pires - Raul Silveira, de 11 anos, aluno da Escola Ruth Neves Sant'Ana, vence o Concurso Literário Monteiro Lobato, organizado pela Secretaria do Trabalho do Estado.

Rio Grande da Serra - Vereadores da Arena e MDB trocam acusações sobre corrupção.

Primeiro Plano - Julio Pinheiro (Hermano Pini Filho): "Daqui para a frente entra-se na reta final de 1978 e passa-se a viver em clima natalino. É dezembro, com o 13º salário salvando a vida de muita gente".

Coluna Social - Chiquinho Palmério: "A simpática figura de José Maria da Silva Paranhos, o Barão do Rio Branco, será das mais requisitadas a partir do dia 6. Todo mundo vai querer possuir suas ‘figurinhas' no bolso. Os mais privilegiados vão até iniciar coleção... nas agências bancárias".
O articulista referia-se à nova nota do dinheiro brasileiro: mil cruzeiros, com a estampa citada do Barão.

Polícia - Jovem pratica dezenas de assaltos.

EM 1º DE DEZEMBRO DE...
1938 - Pilar Futebol Clube passa a se chamar Associação Esportiva Mauá.

1958 - Lojas Americanas inaugura filial na Rua Coronel Oliveira Lima, 514, em Santo André, com o revolucionário sistema "Sirva-se e pague no caixa".

1968 - Fundada a Associação dos Administradores de Pessoal de São Bernardo.

HOJE
Dia do Imigrante e Dia Internacional e Mundial da Luta contra a Aids.

SANTOS DO DIA
Cândida de Roma, Elói, Maria Clementina Anuarite e Naum.
Elói. Bispo francês. Faleceu no ano 659.
Maria Clementina Anuarite (Wamba, África 1939 - 1964). Pertencia à Congregação Religiosa da Sagrada Família. Foi uma das numerosas vítimas da revolta dos simbas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;