Memória Titulo
Todos a Santos, mais dois barcos vão sair...

Mais dois barcos que corriam a costa brasileira em 1856, o Vapor Parahibuna e o Iate Indeciso, aqui recriados por Agostinho Fratini

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
14/09/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


Mais dois barcos que corriam a costa brasileira em 1856, o Vapor Parahibuna e o Iate Indeciso, aqui recriados por Agostinho Fratini, do Diário, com base em minúsculos desenhos que a Revista Commercial, de Santos, publicou em 1856. Era em embarcações como as duas que se viajava 155 anos atrás pelos mares do Brasil.

Viagens cansativas, como era o deslocamento por terra do Interior e da Capital para o Litoral, cortando a Freguesia de São Bernardo.

A Revista Commercial, da professora Therezinha Cintra, de São Bernardo, traz muito mais. Nestas três primeiras matérias da série procuramos destacar as embarcações. O desafio agora é repassar a vocês o cotidiano do noticiário de um século e meio atrás, semana a semana. Uma forma até mesmo de reconstruir o movimento comercial paulista de então. Acompanhem em Memória.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Domingo, 14 de setembro de 1980

Manchete - Passagem de nível é fechada em Utinga

MUNICÍPIO PAULISTA

Presidente Prudente, fundado em 14 de setembro de 1917 e emancipado em 1921, quando se separa de Santa Cruz do Rio Pardo.

Trabalhadores
Nasce em 14 de setembro:
1919 - Antonio Arrinaldim. Sócio nº 94 do Sindicato dos Químicos do ABC. Natural de São Paulo, Capital. Servente da Rhodia. Residia à Rua Oratório, 387.
Fonte: 1º livro geral de registros dos associados do Sindicato dos Químicos do ABC.

Crônica de São Bernardo
Texto: Benjamin Versolato
Lembro de outros vizinhos nossos da Rua Marechal Deodoro, junto à esquina com a Travessa Marechal, nos idos da década de 1930: seo Antonio, dona Palmira, seo Henrique, dona Hortência, Liberato Bardelli, dona Helena. Liberato Bardelli morava do nosso lado. Atendia pelo apelido de Bricha. Tocava bandolim. E nas noites quentes de verão, fazia serenatas, o que nos alegrava muito.

Sarau da Memória
Hoje tem encontro dos escritores na Biblioteca Nair Lacerda, em Santo André. Presença de José Bueno Lima, que apresentará o seu livro de crônicas, Um passado sempre presente, editado por ele neste ano. É um livro belíssimo que fala de Santo André, prioritariamente, mas não só.

Bueno escreve: "Seu nome é Praça do Carmo. Sempre me faz lembrar o bispo dom Jorge, o padre Bibiano e o padre Belizário, que me casou".

O sarau de hoje começa às 14h. E a Biblioteca Nair Lacerda é esta que fica ao lado do Paço Municipal.

História
Amanhã, às 14h, no Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, será realizada a segunda reunião preparatória ao 11º Congresso de História do Grande ABC, programado para 2011 em Diadema. Todos estão convidados. O Consórcio fica no começo da Avenida Ramiro Colleoni, perto da OAB e do Paço de Santo André.

Padaria Ideal
Amanhã, quarta-feira, dia 15, a partir das 19h, será realizado em Santo André o 3º Reencontro dos Amigos da Padaria Ideal. Esta padaria fez história em Santo André. Ficava no Largo da Estátua e pertencia ao português Felix Rodrigo. Ali se reuniam os amigos do Bronca Clube, do Clube dos 20, entre outros.

A Padaria Ideal se foi, ficaram os amigos. Então, até amanhã: o reencontro será na Pizzaria Trípoli, à Avenida Lino Jardim, 1144. Contatos com Milton Saguia Soares, o Salim, pelo telefone 9662-7203.

SANTOS DO DIA

Cereal, Materno, Noteburga, Rósula e Salúsia. Na estampa, a representação da Exaltação da Santa Cruz.

Crédito da estampa: acervo Vangelista Bazani (Gili) e João de Deus Martinez.

Falecimento

PAULINA DA SILVA SOARES
(Itatinga, SP, 19-7-1908 - São Bernardo 9-9-2010)


Cento e dois anos completados em julho. E dona Paulina, até a semana em que faleceu, falava em Jesus e pregava o Evangelho às pessoas com quem se encontrava. Uma mulher ativa. Às vésperas do falecimento ela disse à filha Diva: "Eu estou vendo o anjo do Senhor".

Uma vida dedicada ao trabalho e aos filhos. Em Botucatu, dona Paulina trabalhava na roça. Aos 34 anos ficou viúva, com a partida do marido, Fructo Venâncio Soares. Continuou a luta para criar os filhos: eram nove, seis estão vivos: Jayro hoje com 74 anos, Diva com 73, Janes com 72, Jaribe com 71, Jacinto com 70 e Jean com 64.

"Convivi com ela durante 27 anos. Enquanto eu lecionava, ela cuidava dos meus filhos, que a consideravam uma verdadeira mãe", conta a professora Elienai Furquin Soares, uma de suas noras.

A mudança da família Silva Soares para o Grande ABC deu-se em 1953. A família residiu primeiro em São Caetano e, já na década de 1960, mudou-se para Santo André. Dona Paulina frequentava a Igreja Presbiteriana de Utinga. Deixa os seis filhos, cinco noras, 15 netos e 26 bisnetos. Está sepultada no Cemitério Jardim da Colina.

SANTO ANDRÉ
Guilhermina Maria de Jesus, 95. Natural de Boa Nova (BA). Dia 10. Cemitério Curuçá.
Yuzo Yano, 67. Natural de Bandeirantes (PR). Dia 10. Cemitério Curuçá.

SÃO BERNARDO
Jasmiro Carlos Teixeira, 84. Natural de Várzea (PE). Dia 11. Cemitério do Baeta.
José de Abreu Xavier, 83. Natural de Escalvado (MG). Dia 11. Cemitério Jardim da Colina.
Joaquim Germano de Mesquita, 78. Natural de Guanhães (MG). Dia 10. Cemitério do Baeta.
Ivone Almeida, 75. Natural do Espírito Santo do Pinhal (SP). Dia 11. Cemitério de Vila Mariana, Capital.
Elza Ernst Pereira, 73. Natural de São Paulo (SP). Dia 11. Cemitério Jardim da Colina.
Ducinda Pinto, 72. Natural de São Paulo (SP). Dia 11. Cemitério de Vila Euclides.
Irley Yvette Caserta Martins, 69. Natural de Congonhas (SP). Dia 12. Cemitério da Consolação, Capital.
Dejanira Silva Santos, 68. Natural de Ilhéus (BA). Dia 10. Cemitério do Baeta.

SÃO CAETANO
Cemitério da Cerâmica
Raimunda Teixeira de Souza, 91. Dia 7.
Iracy do Nascimento Fernandes, 86. Dia 3.
Maria Antonia Ferreira, 84. Dia 8.
Placidina Vono, 83. Dia 11.
Maria Aparecida Palma, 81. Dia 3.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;