Política Titulo Encontro
Em crise, Diadema aposta no dinheiro do Marrocos

Lauro se reúne com empresários do país africano de olho em incrementar receitas da Prefeitura

Júnior Carvalho
Do Diário do Grande ABC
13/09/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Thiago Benedetti/PMD/Divulgação


O governo do prefeito de Diadema, Lauro Michels (PV), viu em empresários do Marrocos a oportunidade de atrair receita para o município em tempos de crise econômica. Ontem, o chefe do Executivo recebeu no Paço comitiva de investidores marroquinos dos setores de cosmético e farmacêutico.

Ao Diário, o secretário de Desenvolvimento Econômico do município, Laércio Soares (PCdoB), classificou o encontro como positivo, apesar de não ter surtido resultados práticos, já que os empresários não se comprometeram a se instalar na cidade. “Numa situação normal, é importante os municípios buscarem atrair empresas. Mas em uma situação de dificuldades (financeiras), isso se torna mais importante ainda”, avaliou.

Aos empresários, Lauro sinalizou a intenção em promover alterações no Plano Diretor para “garantir as áreas industriais na cidade”, além de oferecer isenção de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e de ISS (Imposto Sobre Serviços) como incentivos fiscais. Ontem, o Diário antecipou que, através do Consórcio Intermunicipal, os outros seis municípios do Grande ABC decidiram adotar alíquotas únicas – ficarão entre 2% e 5%, dependendo dos serviços – para cobrança de ISS para evitar possível guerra fiscal entre as cidades da região. Por ter se desfiliado do colegiado de prefeitos, Diadema foi a única cidade que ficou de fora do debate.

Apesar de Diadema ter ficado isolada na discussão regional, tanto Lauro quanto Laércio destacaram que a localização privilegiada do município serve como atrativo econômico. “No momento, estamos discutindo com as empresas (que sinalizam instalação em Diadema) a questão da boa localização da cidade”, frisou o chefe da Pasta. “Diadema está bem localizada, com fácil acesso ao Rodoanel, aeroportos e Porto de Santos, o que facilita a logística de importação e exportação de produtos”, ressaltou o prefeito.

Representante de uma das empresas marroquinas, Nadia Drafate falou em “troca de experiências” entre os dois países. “O objetivo da nossa primeira visita ao Brasil é promover os produtos marroquinos, principalmente o óleo de Argan, plantas aromáticas e medicinais. Vemos a oportunidade de negócios com troca de experiências entre o conhecimento do Brasil e do Marrocos, dada a rica biodiversidade de ambos os países.”

Desde 2002, o município conta com Polo de Cosméticos, que reúne empresas do setor de cosmética, perfumaria e higiene pessoal, como a Davene. A firma, inclusive, participou do encontro de ontem no Paço. Também estiveram presentes o presidente da Câmara, Marcos Michels (PSB), acompanhado de vereadores governistas e representantes do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo). 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;