Setecidades Titulo Barulho
Moradores perdem noite de sono por conta do Polo

Defeito em válvula na Braskem causou incomodo em ao menos cinco bairros

Por Bia Moço
Especial para o Diário
24/08/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


 Mais uma vez, o Polo Petroquímico localizado no Bairro Capuava, na divisa entre Santo André e Mauá, incomodou a vizinhança. Desta vez, um defeito mecânico em uma válvula nas tubulações da Braskem foi o responsável por tirar o sono de moradores de pelo menos cinco bairros de Santo André no início da semana.

Segundo Flávio Chantre, gerente de relações institucionais e porta-voz da empresa, essa é uma das válvulas responsáveis pela passagem de vapor, ou seja, não havia riscos para a população. “O barulho foi imenso por conta da pressão. Tudo é verificado para reverter a situação, infelizmente, nem sempre podemos realizar os reparos rapidamente, e sentimos muito por isso. Nossa intenção é sempre não incomodar a comunidade. Seguimos série de protocolos para consertar possível erro, e em diversas tentativas. Mas, somente pela manhã (de ontem) conseguimos parar a fábrica e realizar o reparo.”

Chantre explicou que se parassem a produção durante a noite, o barulho seria ainda maior, até três vezes mais, pois teriam de ligar equipamentos que queimam a matéria-prima inutilizada em alta intensidade para dar conta de todo o material. Para manutenção e normalização do processo produtivo foi acionado sistema de segurança chamado stack flare, utilizado para queima adequada de gases por indústrias químicas, petroquímicas e refinarias.

“Foi a noite toda um barulho muito forte. Começou por volta das 22h, e primeiramente parecia grande explosão. Em seguida começou som muito alto, que parecia válvula de pressão. Não dava para assistir à televisão, falar ao telefone e, muito menos, dormir. Passei a noite acordada. Foi cruel”, relatou Maria do Socorro de Sousa Silva, 43 anos, moradora do Jardim Santo Alberto.

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;