Nacional Titulo
Pelo menos quatro seqüestradores de Olivetto seriam guerrilheiros
Por Do Diário OnLine
08/02/2002 | 00:08
Compartilhar notícia


Pelo menos quatro dos seis membros da quadrilha que seqüestrou o publicitário Washington Olivetto presos em São Paulo foram guerrilheiros no Chile, segundo conclusão de policiais do país andino que vieram ao Brasil para ajudar na identificação dos bandidos. Dois deles já têm as identidades confirmadas por autoridades brasileiras e chilenas.

O líder da quadrilha é Mauricio Hernández Norambuena ('Comandante Ramiro' ou 'Ferdinando'), um dos bandidos mais procurados em seu país, condenado duas vezes à prisão perpétua no Chile e protagonista de uma fuga de helicóptero de um presídio chileno, em 1996. Outro identificado é Alfredo Augusto Cordobez Moreno ('Canales'), considerado braço direito de Norambuena, que, usando passaporte argentino, se identificou como Ruben Oscar Sanches.

Os dois novos guerrilheiros identificados nesta quinta-feira são Alejandra Meza, que se dizia chamar Maite Amalia Bellon, e Marcos Rodrigues Ortega, que se identificou como Carlos Renato Quiróz. A identificação do seqüestrador é dada como certa por policiais de ambos os países, apesar de a Divisão Anti-Seqüestros (Deas) da Polícia Civil ainda não ter recebido documentação que confirme a identidade de Ortega. Mas policiais de ambos os países têm dúvidas sobre a identidade da mulher. Maite Belón pode ser a colombiana Marta Uroga.

Alejandra Meza, que seria uma das mulheres presas na chácara usada como base da quadrilha em Serra Negra (interior de São Paulo), é ex-integrante do Movimento Esquerda Revolucionária (MIR) do Chile e teria participado de um assalto a um banco de crédito do Chile.

Está confirmado que Ortega é militante da Frente Patriótica Manuel Rodrigues-Autônoma (FPMR-A), grupo terrorista do qual Norambuena era um dos cabeças. A mãe de Ortega era militante do MIR, assim como Alejandra Meza.

A outra mulher presa em Serra Negra é Rosa Amália Ramos Quiróz, possivelmente uma argentina com naturalização espanhola. O sexto membro detido é Frederico Antonio Aribas, que diz ser colombiano.

Frentistas - As polícias do Chile e de São Paulo acreditam que dois membros da quadrilha que estão foragidos também compõem a lista dos criminosos mais procurados do país andino, como Norambuena. Seriam eles Ricardo Alfonso Palma Salamanca ('El Negro') e Patrício Fernando Ortiz Montenegro. As descrições de retratos-falados batem com as características físicas dos criminosos. Os dois teriam sido guardas do cativeiro de Washington Olivetto, no sobrado da rua Kansas (Brooklin).

Os dois foram resgatados de helicóptero junto com Norambuena em 1996, na ação conhecida no Chile como 'a fuga do século'. Eles também são da Frente Patriótica Manuel Rodrigues e agiram sob o comando de Norambuena no assassinato do senador Jaime Guzmán, do mesmo partido do ex-ditador Augusto Pinochet (a União Democrática Independente, UDI), em 1991.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;