Cultura & Lazer Titulo
'Fale com Ela' e 'O Pianista' brilham na entrega do César
Por Do Diário OnLine
Com AFP
23/02/2003 | 10:29
Compartilhar notícia


O filme 'Fale com Ela', do espanhol Pedro Almodovar, recebeu na noite deste sábado o prêmio César de melhor filme da União Européia. Mas 'O Pianista' foi o grande vencedor da noite, arrematando sete prêmios. A XXVIII edição do prêmio do cinema francês foi celebrada no Théâtre du Châtelet, em Paris.

O americano Adrien Brody recebeu o César de melhor ator por sua interpretação em 'O Pianista', de Roman Polanski, que também ganhou os prêmios de melhor diretor, som, música, cenário e fotografia. O filme, que conquistou a Palma de Ouro no Festival de Cannes, recebeu sete indicações para o Oscar, cuja cerimônia de entrega será em 23 de março. Tanto Polanski quanto os produtores dedicaram o filme às vítimas do Holocausto.

A zebra da noite foi o filme 'Oito Mulheres', de François Ozon, que concorria em 12 categorias mas não ganhou nenhum prêmio.

Ao receber das mãos da atriz Jeanne Moreau o César de melhor filme da União Européia, concedido pela primeira vez, Almodovar agradeceu "a generosidade" da Academia do Cinema Francês. "Espero que esta história de amor não termine nunca. Muito obrigado a todos. Estou muito feliz por ser europeu neste momento", disse o cineasta, que também concorre ao Oscar.

Michael Moore, premiado por seu documentário sobre a produção e uso de armas pelos Estados Unidos, agradeceu à França sua posição em relação a uma guerra com o Iraque. "Jogando Boliche por Columbine" foi premiado em Cannes e também concorre ao Oscar.

Esta edição do César foi dedicada a Daniel Toscan du Plantier, presidente da Academia das Artes e Técnicas do Cinema Francês (responsável pela premiação), que morreu repentinamente no último dia 11, quando participava do Festival de Berlim.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;