Cultura & Lazer Titulo
Sinfônica de Sto.André faz apresentação na Sala São Paulo
Gislaine Gutierre
Do Diário do Grande ABC
28/06/2004 | 18:37
Compartilhar notícia


Sob regência de Flavio Florence, a Orquestra Sinfônica de Santo André se apresenta nesta terça em noite de gala. No palco da mais respeitada casa da música erudita no Brasil – a Sala São Paulo – o grupo executará o Concerto nº 1 para Piano e Orquestra, de Sergei Prokofiev (1891-1953) e a Sinfonia nº 4, de Gustav Mahler (1860-1911). Participam como solistas o pianista Marcelo Bratke e a soprano Gabriella Pace. Até o início da tarde desta segunda, ainda havia ingressos disponíveis para o concerto, que começa às 21h.

Esta apresentação faz parte de um convênio assinado entre a orquestra andreense e a Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo), por meio do qual o grupo de Florence faria quatro concertos didáticos e dois de repertório na Sala São Paulo. Desse projeto, ainda falta uma apresentação didática, em 5 de julho, e o concerto aberto ao público, em outubro, que deve ter a mesma importância que o desta terça.

Solistas – Esta não é a primeira vez que Marcelo Bratke e a Orquestra Sinfônica de Santo André se encontram no palco. Antes mesmo da curta temporada deste programa – com duas récitas no fim de semana passado, em Santo André – houve outro concerto deles, há 13 anos, no Festival de Inverno de Campos do Jordão.

“Tenho muita saudade da experiência no Festival de Inverno de Campos do Jordão, quando tocamos Bach juntos. O Florence é um grande maestro, faz um trabalho excelente, muito refinado. A sinfônica está tocando tão bem que se porta de uma forma muito tranqüila e precisa de poucos ensaios para fazer um bom concerto”, afirma Bratke, sobre o recente reencontro com o grupo.

Bratke também está tranqüilo em relação à obra que executará, de Prokofiev: “Fiz esse concerto fora do Brasil, muito tempo atrás. Já toquei também no Theatro Municipal de São Paulo, com a Orquestra Experimental de Repertório e a regente convidada era a cubana Helena Herrera”.

O pianista, nascido em São Paulo, estreou em sua carreira ao lado da Osesp, conduzida pelo maestro Eleazar de Carvalho. Estudou na Julliard School of Music, de Nova York, nos Estados Unidos, e venceu o Concorso Internazionale di Música Cittá di Tradate, na Itália. Desde 1988, mora em Londres, na Inglaterra e, ao longo desses anos, tem se apresentado no circuito europeu.

À cantora Gabriella Pace cabe o desafio de acompanhar a orquestra na peça de Mahler. Ela estará posicionada 3 metros acima do nível do palco – recurso cênico usado para reforçar a idéia de aura celestial que se pretende na execução da obra. E o ponto alto promete ser o quarto movimento, segundo Florence. “É quando a soprano canta um poema (A Vida no Céu) como se fosse uma criança que chegou ao paraíso”, adianta. A apresentação terá tradução simultânea exibida por legendas.

Orquestra Sinfônica de Santo André – Concerto. Com regência de Flavio Florence e participação dos solistas Marcelo Bratke (piano) e Gabriella Pace (soprano). Nesta terça, às 21h. Na Sala São Paulo – praça Júlio Prestes, s/nº. Tel.: 3337-5414. Ingr.: R$ 20 e R$ 10 (estudantes, aposentados e maiores de 60 anos).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;