Setecidades Titulo
ONG orienta portador de deficiência
Illenia Negrin
Do Diário do Grande ABC
19/02/2006 | 07:44
Compartilhar notícia


Os direitos já existem. Difícil é criar meios para colocá-los em prática. Para fazer com que os portadores de deficiência tenham acesso ao que lhes garante a lei, um grupo de advogados de Santo André criou há dois anos a ONG Capacidade. Com palestras que ajudam a desmistificar as diferenças, esses profissionais do Direito promovem debates em escolas e empresas e tentam despertar nesses espaços o interesse pela causa dos deficientes.

A presidente da ONG, Alice Tebcherane Affonso, 60 anos, diz que o trabalho junto aos portadores de deficiência começou na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Santo André. E que o envolvimento dos advogados com as famílias fez com que o atendimento fosse além dos muros da Casa.

“Os portadores de deficiência têm garantido na lei o direito à educação, à saúde, ao lazer e à renda. Tudo isso está na Constituição, mas muitos desconhecem isso. O que se vê hoje é que todos esses direitos são desrespeitados. O deficiente fica à margem da sociedade, esquecido”, sustenta a advogada.

A entidade precisa de voluntários para esticar o alcance das palestras. Além dos bate-papos que já realiza, Alice diz que o próximo passo, agora, é realizar um censo nos bairros de Santo André para saber quantos são e como vivem os portadores de deficiência. E para tal empreitada, recruta pessoas interessadas em percorrer as ruas da cidade.

Se o censo sobre deficiência é a meta, a construção de um centro de eqüoterapia é o sonho de Alice e dos companheiros de Capacidade – a entidade é formada também por membros da sociedade civil. A terapia com cavalos é uma das mais eficientes para melhorar o quadro clínico dos portadores de deficiência, seja física ou mental.

“Já temos patrocinadores dispostos a bancar a construção do centro. Só falta agora encontrar um terreno disponível. É uma luta. Como matar um leão todos os dias. Mas não vamos sossegar enquanto não instalarmos a eqüoterapia em Santo André”, diz Alice. Os interessados em colaborar com a entidade podem entrar em contato com a advogada pelos telefones 4436-4594, 4436-9599 ou 91752008.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;