Setecidades Titulo Ensino Superior
UFABC é a 3ª melhor universidade do Brasil

Instituição fica atrás somente de USP e Unicamp em ranking mundial; entidade destaca qualidade de ensino

Por Daniel Macário
Yara Ferraz
Do Diário do Grande ABC
23/09/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


A UFABC mais uma vez voltou a figurar com boa colocação em um ranking internacional. Desta vez, a instituição de ensino foi classificada em terceiro lugar no País no levantamento elaborado pela THE (Times Higher Education) – tradicional entidade dos Estados Unidos que avalia o Ensino Superior do mundo.

A universidade, que conta com 13 mil alunos na graduação e 1.500 na pós, aparece pela primeira vez no ranking internacional e foi classificada entre a 601ª e 800ª posição mundial em 2016. O levantamento divulga somente a colocação exata das instituições até o 200º lugar.

Ao todo, o THE analisou os dados de 980 universidades de 79 países para a 13ª edição de seu ranking anual. A colocação leva em conta cinco áreas: ensino, pesquisa, citações, panorama internacional e renda industrial (transferência de conhecimento).

Na descrição da UFABC, os responsáveis pela elaboração do ranking destacam a competitividade do processo seletivo. “Todos os anos, as admissões à universidade são extremamente competitivas”. O texto ainda destaca o progresso para “aceitar estudantes provenientes de minorias e comunidades mais pobres”.

Outro ponto ressaltado na apresentação é a notoriedade alcançada pelos projetos de iniciação científica da universidade. “Em 2011, a UFABC foi a única universidade do País com fator de impacto em publicações científicas acima da média mundial. A instituição de ensino está envolvida na pesquisa com o Large Hadron Collider e a Organização Europeia para a Investigação Nuclear, e colabora com o Instituto Max Planck, Paris Sud 11 University, os australianos National Laboratories Acustics e do Instituto Nacional de Ciência dos Materiais no Japão, entre outras pesquisas”.

Para o reitor Klaus Capelle, a boa colocação se deve a duas razões principais. “Primeiro, o projeto acadêmico inovador, que enfatiza a interdisciplinaridade e a interação do conhecimento. O outro é a qualificação do corpo docente, que só contrata professores com título de doutor e que estejam ativos em alguma pesquisa”, explicou.

Mesmo com cortes no orçamento por parte do governo federal, que acontecem desde 2015, a UFABC prioriza medidas econômicas para manter a qualidade do ensino. “Desligamos elevadores, reduzimos o uso do telefone e serviço de transporte para docentes, entre outras medidas”, disse.

O professor afirmou que o ganho é todo do Grande ABC. “As nossas pesquisas cientificas estão à disposição das indústrias da região, do setor público. Isso para as áreas tecnológicas, ambientais e de políticas públicas, entre outras. É importante deixar isso registrado. Queremos contribuir com isso.” 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;