Memória Titulo Memória
A festa que antecede um tricentenário

Retorno da imagem à Basílica Nossa Senhora da Boa Viagem ocorrerá hoje, com a mais que centenária Procissão dos Carroceiros

Ademir Médici
04/09/2016 | 07:07
Compartilhar notícia


São Bernardo vive, uma vez mais, a sua festa maior, em honra à padroeira Nossa Senhora da Boa Viagem. Desde o último domingo a imagem histórica da santa encontra-se na Paróquia Santa Terezinha.

O retorno da imagem à Basílica Nossa Senhora da Boa Viagem ocorrerá hoje, com a mais que centenária Procissão dos Carroceiros. Antecedendo a procissão, às 8h será celebrada em Santa Terezinha uma missa presidida por dom Pedro Carlos Cipollini.

TRICENTENÁRIO
Com um ano de antecedência, esta página Memória atreve-se a dirigir-se às autoridades da Diocese de Santo André com duas sugestões.

A primeira sugestão é que para 2017 seja organizado um programa de festejos comemorativos aos três séculos da construção de duas capelas mais que históricas, em São Bernardo e São Caetano. Isto porque, em 1717, ao tomar posse das terras recebidas na Borda do Campo e Tijucuçu, os monges beneditinos trouxeram para o atual Grande ABC dois padroeiros, São Bernardo e São Caetano.

Ou seja: foram os beneditinos que batizaram os dois futuros municípios, que passaram a formar o ABC juntamente com a quinhentista Vila de Santo André da Borda do Campo – esta oficializada em 1553 e extinta em 1560, deixando a tradição do nome André, utilizado quando da criação do Distrito de Santo André, em 1910.

A segunda sugestão: que em 2017 a Procissão dos Carroceiros seja realizada a partir da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, com a Matriz na Vila Marlene e que abrange as terras onde os beneditinos edificaram a primeira capela em honra ao santo Bernardo, numa das vertentes do Caminho do Mar, depois Estrada do Vergueiro, hoje Avenida Senador Vergueiro.

A Paróquia de Vila Marlene celebra o seu Jubileu de Ouro. E desde a construção da primeira capela local, na segunda metade da década de 1950, somente uma vez – em 1992 – a Procissão dos Carroceiros deixou aquela que pode ser apontada como a Nova Igreja da Borda do Campo, hoje chamada de bairro Anchieta.

HISTÓRIA
Das capelas originais de São Bernardo e São Caetano nos falam, com propriedade, os historiadores José de Souza Martins e Wanderley dos Santos. Ambos localizaram o ano de 1717 como o da construção das duas capelinhas. E a obra de ambos é um indicativo mais do que confiável do tricentenário que se aproxima.

Que a sugestão de Memória possa ser estudada em conjunto pela Mitra Diocesana, a Basílica da Borda do Campo e as Paróquias Nossa Senhora de Fátima e São Caetano. E que essa data importante do 1717-2017 não passe em branco.

Diário há 30 anos
Quinta-feira, 4 de setembro de 1986 – ano 29, edição 6229
Manchete – Montadoras ameaçam parar produção para evitar o ágio
São Bernardo – Justiça interdita em definitivo o lixão do Alvarenga.
Informática (Ivone Santana) – Esporte ganha pontos com introdução da informática.
Jogos Abertos – Em Rio Claro, São Bernardo reage e já está em sexto lugar.
Futebol – Internacional de Limeira vence o Palmeiras por 2 a 1, no Morumbi, e é o primeiro clube do Interior a ser campeão paulista.

Em 4 de setembro de...
1916 – Crime no bairro Cipoada, em São Bernardo: Benedicto Machado da Silva, ali residente, é morto a facadas por Braz Guatemy e Francisco ‘de tal’.
O crime é comunicado ao secretário da Justiça e da Segurança Pública pelo delegado de polícia de São Bernardo, Antonio Queiroz dos Santos.
Os criminosos estão foragidos.
O médico legista Olavo de Carvalho é destacado para fazer o corpo de delito.
Nota – O bairro Cipoada, denominação hoje não usual, tinha características rurais e ficava em ponto do atual Distrito de Utinga, em Santo André. Cipoada é citado em mapa de memória feito pelo andreense Domingos Moscardini e publicado em Memória.
A guerra. Do noticiário do Estadão: ataque de dirigíveis alemães à Inglaterra.
1966 – Câmara Municipal de São Bernardo aprova a instituição do Troféu João Ramalho, a ser conferido a nomes que se destacaram na cidade. O projeto de lei é de iniciativa do vereador Indu Rovay. Médico e líder autonomista Gabriel Nicolau será o primeiro a receber o troféu.
Nota – Nestes 50 anos, muita gente recebeu o Troféu João Ramalho. Uma boa iniciativa da Câmara de São Bernardo seria realizar um levantamento histórico das pessoas contempladas.
1976 – Ribeirão Pires anuncia a construção da Praça dos Imigrantes, entre as Ruas Euclides da Cunha, Boa Vista e Felício Laurito.
Professor João Alvaro Ruiz, do Instituto de Ensino Superior Senador Flaquer, de Santo André, lança o livro Metodologia Científica, Guia para Eficiência nos Estudos (Editora Atlas).
Inaugurado o novo santuário da Igreja Batista em Vila Gery, São Caetano: Rua Cavalheiro Ernesto Giuliano, 932.

Santos do dia
Rosália (1125-1160). Viveu em Palermo, Itália. Faleceu com 30 anos de idade. É venerada como a padroeira da cidade.
Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR
Moisés
Vitálico
Marcelo

Município paulista
Hoje é o aniversário de Santa Rosa de Viterbo. Elevado a município em 1910, quando se separa de São Simão.

Municípios brasileiros
Celebram seus aniversário em 4 de setembro:
No Piauí: Buriti dos Lopes, Gilbués e Simplício Mendes.
Em Goiás: Ceres.
Em Tocantins: Dois Irmãos do Tocantins.
No Rio Grande do Norte: Pau dos Ferros.
Em Pernambuco: Paulista.
No Ceará: Potengi.
No Paraná: Reserva do Iguaçu. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;