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Só restou o nome

GM arregaça as mangas e Chevrolet S10 chega ao mercado
totalmente nova e com novo fôlego para manter preferência

Por Vagner Aquino
Enviado a Indaiatuba (SP)
22/02/2012 | 07:00
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Em 1995, a S10 chegava ao Brasil. Até então, somente mais uma picape, que - conforme mandava a proposta - tinha apenas a missão da funcionalidade. Com o passar do tempo, a economia do Brasil foi se aprumando, o PIB (Produto Interno Bruto) foi crescendo e o transporte de mercadorias foi aumentando no País, tornando a presença desse tipo de veículo cada vez mais comum pelas ruas. E essa demanda acabou chamando a atenção do consumidor em geral - hoje, apenas 47% dos donos de picape usam o veículo como instrumento de trabalho.
Mas a verdade é que a S10 não acompanhou essa evolução e, apesar de modificar alguns itens, adotar e aposentar algumas versões e opções de acabamento, de lá para cá (1995 a 2011) permanecia praticamente a mesma e já sentia o peso da idade. Com isso, a General Motors precisava arregaçar as mangas. E foi isso que fez. 
As áreas de design, engenharia e powertrain da marca, em São Caetano, botaram a mão na massa e lideraram o desenvolvimento do modelo (global) que sairá das linhas de produção de São José dos Campos (SP) para ganhar as ruas do País e do Mercosul. A Tailândia é o berço do modelo vendido nos continentes asiático e australiano.
DESIGNDiferentemente da década de 1990, hoje quem compra uma picape quer aliar funcionalidade, robustez e, por que não, um belo design. E nisso a S10 acertou em cheio! A nova identidade visual da marca - que traz grade cortada ao meio - caiu muito bem ao modelo, sem contar as lanternas sobressalentes que conferem mais elegância à traseira.
Também de olho na concorrência, e na atual realidade dos veículos em geral, a S10 está mais inchada. São 5,37 metros de comprimento, 1,88 metro de largura, 1,79 metro de altura e 3,10 metros de entre-eixos. A capacidade da caçamba é de 1.061 litros. Com a mudança, a montadora espera que a picape mantenha o posto de líder de vendas da categoria, pois fechou 2011 com 9.559 vendas a mais que a rival Toyota Hilux.
RODANDOPor fora o modelo agradou. Restava saber o resultado do conjunto da obra. Antes, vale explanar os detalhes do interior, que também foi 100% modificado. O painel segue a tendência de alguns modelos da marca e dá a ideia de duplo cockpit, além de ser integrado ao console central. Toda a iluminação dos comandos é feita por LEDs na tonalidade ice blue, assim como no Malibu, Agile e Camaro, por exemplo.

Na hora do test drive, o novo motor 2.8 turbodiesel CTDI de 180 cv e 47,9 mkgf de torque a 2.000 rpm da versão avaliada (LTZ cabine dupla 4x4 - R$ 135.250) mostrou-se bastante ágil. Mérito também do trabalho do câmbio automático de seis velocidades, que não apresentou retardamento nas trocas, como no sedã Cruze. 
A tração 4x4 tem o prático sistema shift on the fly. Basta girar o botão no console (em velocidade inferior a 120 km/h) para vencer as mais extremas dificuldades. Durante o test drive, realizado no campo de provas da montadora, em Indaiatuba, tivemos a oportunidade de avaliar o trabalho das suspensões, além de guiar em circuito fechado e trecho off-road, que incluía ladeira a 60 graus, onde foi necessária a utilização da tração 4x4 reduzida. A picape encarou tudo com tranquilidade.
Ponto também para o conforto a bordo e para o baixo ruído do motor, que não exige a elevação do tom de voz dentro da cabine. 
O conjunto promete estremecer a concorrência, mas, mesmo assim, a General Motors prefere divulgar a modesta meta de 4.000 emplacamentos mensais.
Preços partem de R$ 58.868
A nova S10, que será oferecida gradativamente na rede de concessionárias, tem três versões de acabamento - LS, LT e LTZ. 
A de entrada (parte de R$ 58.868) tem cabine simples e motor 2.4 FlexPower, que foi retrabalhado e gera agora 24,1 mkgf - antes 21,9 mkgf. A potência continua de 147 cv com etanol e 141 cv quando bebe gasolina. 
O câmbio é manual de cinco marchas e a caçamba tem 2,32 metros de comprimento, 1,53 metro de largura e 44 centímetros de altura, totalizando volume de 1.570 litros. 
Por falar em medidas, são 22,5 centímetros de altura livre do solo, 30,7 graus de ângulo de ataque e 16,1 graus de ângulo de saída, tanto na versão de cabine simples quanto na de cabine dupla. 
Todas as configurações (12 no total) têm direção hidráulica, ar-condicionado, freios ABS e computador de bordo. A mais em conta com o motor 2.8 turbodiesel é a LS cabine simples 4x4, que custa R$ 85,4 mil.




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