Setecidades Titulo
Advogados participam de ação social
Isis Mastromano Correia
Especial para o Diário
23/09/2006 | 08:37
Compartilhar notícia



Um grupo de seis advogados estará à disposição da comunidade da Vila Magini e bairros vizinhos, domingo, durante as sete horas de mais uma edição do Diário do Grande ABC nos Bairros, na Escola Estadual Carlos Drummond de Andrade.


Além dos especialistas em Direito, o Rotary Clube Barão de Mauá, responsável pelo serviço, também disponibilizará outro grupo de voluntários para organizar o serviço e dar suporte a quem passar pelo posto de atendimento jurídico.


Os advogados esclarecerão a comunidade sobre diversos casos, como trabalhistas, criminais e de família. Nesta última área, demandas muitos solicitadas pela população, como as relacionadas à pensão alimentícia e à separação e guarda dos filhos terão espaço no evento.

"Nós damos toda orientação sobre cada caso e depois encaminhamos para a Casa do Advogado, onde é feita uma nova triagem e cada cidadão pode dar prosseguimento ao processo com um outro advogado, sem custo nenhum", conta a advogada Ruth Dias Pessoa.


Durante o atendimento, as pessoas também receberão informações sobre a documentação que deverá ser apresentada ao advogado que dára contuidade ao caso. “Quando elas saem do Diário nos Bairros, já sabem tudo o que têm de fazer, até mesmo para não perder a viagem quando forem à Casa do Advogado”, diz Ruth.


A advogada conta que orientações sobre questões familiares são mais procuradas por mulheres; homens buscam acompanhamento para assuntos criminais. "A mulher sempre carrega o peso de cuidar da família e por isso se interessa em saber quais são seus direitos quando ocorre uma separação, por exemplo", explica a advogada Ruth Pessoa, que há 26 anos atua na profissão.


Uma psicóloga também fará parte da equipe para prestar orientações à população.

Nas outras edições da ação social do Diário em Mauá, cerca de 100 pessoas passaram em cada um dos postos de atendimento jurídico montados no Parque das Américas e nos Jardins Zaíra e Canadá.


Segundo Ruth, o serviço é um dos mais procurados durante o evento, atrás apenas do Programa de Atendimento ao Trabalhador (para busca de vagas de emprego) e dos serviços de saúde.


“Da última vez que participamos, no Jardim Canadá, foi excelente”, comenta a advogada Ruth, já empolgada com o evento de domingo. “Infelizmente as pessoas não sabem o que é o atendimento jurídico e esse é um trabalho essencial”, explica. “A gente também presta esse serviço de esclarecimento às pessoas”, completa.


Mais serviços – Junto à orientação jurídica, o Rotary Clube Barão de Mauá levará dez computadores com conexão à internet até a escola Carlos Drummond de Andrade. Como neste sábado não haverá aula na escola, um técnico em informática e um engenheiro de telecomunicações do Rotary vão aproveitar para montar o equipamento e ligar os cabos dos computadores na unidade.


“O bairro aqui é bastante carente e tem gente que nunca viu um computador”, diz Ruth. “É emocionante ver o pessoal olhando para a tela pela primeira vez. Vem gente de mais idade, vêm crianças, é muito legal”, completa.


O Diário do Grande ABC nos Bairros é realizado pelo Diário e pela Prefeitura de Mauá. O patrocínio é da Umesp (Universidade Metodista) de São Bernardo e da Casas Bahia. Comgás e Fundação do ABC co-patrocinam o evento. O apoio é do RestauranteTerra Azul, da Novaty Cosméticos e da Escola de Cabeleireiros Ligia.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;