Cultura & Lazer Titulo
Humor na veia
Por Márcio Maio
Da TV Press
17/02/2008 | 07:01
Compartilhar notícia


Maria Clara Gueiros passou 17 anos no anonimato como comediante. Por isso mesmo, os frutos que colhe com suas atuações na TV atualmente ganham ainda mais importância em sua vida. Prestes a fazer sua estréia em novelas – fora algumas poucas participações –, a atriz revela, com orgulho, que não foi fácil conseguir entrar no elenco de Beleza Pura, que substituirá Sete Pecados na Globo a partir de segunda-feira. “Fui disputada pelo Zorra Total, mas depois acabaram me liberando”, valoriza-se.

Suzi, a personagem que a atriz interpretará na trama de Andréa Maltarolli, não é muito diferente dos tipos que Maria Clara está acostumada a fazer no humorístico. Por isso mesmo, nenhuma preparação específica foi necessária. “Vou encarnar uma consumista engraçada que é a melhor amiga da Norma, a vilã da trama”, adianta, referindo-se à personagem de Carolina Ferraz.

Amiga da autora há alguns anos, a própria atriz confessa que pediu para não interpretar nenhum personagem com forte carga dramática. O pedido pode parecer estranho, mas está dentro de uma estratégia traçada por Maria Clara para aproveitar do melhor jeito possível a fama que ganhou com seu incontestável talento para o humor.

“Agora, meu barato vai ser fazer uma novela. Depois posso até pensar em buscar um papel dramático. Por enquanto, me sinto mais segura fazendo o que eu já estou acostumada”, diz, sem medo de ficar rotulada.

Ao contrário de muitos atores e atrizes que fazem comédia, Maria Clara não tem o menor interesse em se desvincular da imagem de humorista. Ao contrário, a atriz acha que é exatamente isso que a mantém no ar.

“Não tenho pinta de mocinha. Se eu não fizesse as pessoas rirem, seria mais uma no meio de um monte de atrizes da minha idade”, analisa a artista de 42 anos.

Longo caminho - Apesar de ter conquistado o sucesso com a personagem Laura no Zorra Total, em 2004, Maria Clara já comemora 20 anos de carreira. Antes disso, já trabalhava como bailarina. E foi assim que ela começou a atuar.

A estréia aconteceu quando seu grupo de dança resolveu montar um musical. E, depois da primeira apresentação, Maria Clara colocou na cabeça que poderia se aventurar nos palcos sem ter que usar seus passos de balé. Conseguiu. “Já somei mais de 30 espetáculos teatrais, a maioria deles infantis”, resume.

Maria Clara chegou a prestar vestibular para psicologia e se graduar. Mas, sem motivação para trabalhar na área e ainda interessada nos assuntos discutidos em sala de aula, resolveu disputar uma vaga para o mestrado em psicanálise.

Em dois anos, terminou os estudos e garantiu a especialização. Mesmo assim, não tinha a menor idéia do que faria com ela. “Eu não queria clinicar e não me sentia segura para dar aulas. Ou virava atriz ou me tornaria uma estudante profissional, partindo para o doutorado depois”, diverte-se.

‘Eu te conheço?’ - A oportunidade para um quadro fixo no Zorra Total só veio depois que a atriz passou por uma grande seleção de comediantes na Globo. Em três anos de programa, emplacou dois quadros que até hoje rendem brincadeiras do público. Além do bordão “Eu te conheço?”, Maria Clara ficou marcada pelas aventuras extraconjugais da atirada Márcia. “O público sempre brinca comigo sobre isso nas ruas. Acho que vou ser sempre lembrada por esses dois papéis”, prevê a atriz, que também viveu a vingativa Silvana em três temporadas do seriado Minha Nada Mole Vida.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;