Setecidades Titulo Clima
Diadema: chuva provoca enchentes e deslizamento
Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
14/02/2012 | 07:00
Compartilhar notícia
Fernando Nonato/DGABC


A chuva na madrugada de ontem provocou estragos em diversos bairros de Diadema. Foram registradas ocorrências como enchentes, deslizamentos de terra, desabamento de casas e queda de muros. Apesar do susto, não houve vítimas fatais. A Prefeitura não informou o número de famílias desabrigadas.

O bairro mais afetado foi o Jardim das Nações. Morro entre as ruas Equador, Chile e Uruguai desbarrancou e atingiu duas casas, sendo uma delas afetada parcialmente. Pouco antes do deslizamento, três pessoas estavam na residência que foi totalmente encoberta. O auxiliar de produção Danilo Tomás dos Santos, 25 anos, já estava dormindo quando ouviu os gritos do mecânico Adriano Félix da Silveira, 28, que mora em cômodo anexo à sua moradia.

"Ele ouviu o barulho da terra caindo no telhado e acordou todo mundo. Foi o tempo de pegarmos cobertores e tirar o cachorro de casa. Em dez minutos, tudo veio abaixo", diz Santos. O desabamento ocorreu por volta de 0h.

Sem ter para onde ir, as vítimas dependerão de parentes. "Veio um pessoal da Prefeitura, que deu um formulário para a gente preencher e disse que iríamos ser inclúidos no auxílio aluguel", acrescenta. Segundo os proprietários, a casa existia havia cerca de 30 anos e nunca houve alerta de perigos por parte da Defesa Civil do município.

No mesmo bairro, o muro e a calçada da Rua Pequim caíram sobre uma casa _ fica abaixo do nível da rua - e soterraram um veículo. O dono do imóvel, o carpinteiro Antônio Pereira da Cruz, 44, relata que, no momento da queda, sua mulher e os quatro filhos estavam no andar superior do imóvel e não ficaram feridos. "Foi por Deus. Poucos minutos antes, eu estava lá embaixo com a molecada brincando. Poderíamos estar soterrados", lembra. O carpinteiro afirma que a Prefeitura não ofereceu funcionários para retirar o entulho do terreno.

ENCHENTES

Foram registrados 11 pontos de alagamento no município. O excesso de água provocou o transbordamento dos piscinões Casa Grande e Taboão.

Casa de três andares corre risco de desabamento

Parte da parede de uma casa desabou na madrugada de ontem na Rua Itália, no Jardim das Nações, devido à infiltração. A equipe do Diário esteve no local e verificou que a parede - no primeiro andar do imóvel de três pisos - apresenta rachaduras, além de estar curvada para a frente. Apesar dos indícios de que pode vir a desabar, a residência não foi interditada pela Defesa Civil de Diadema.

A proprietária do imóvel, a auxiliar administrativa Maria Zeneida de Souza, 45, afirma que equipes da Prefeitura estiveram no local na manhã de ontem e reconheceram o perigo. "Ainda assim, não fizeram nada", relata.

O primeiro andar da residência é alugado pelo motorista Jefferson Camargo, 33, que estava com a mulher e três crianças no momento da queda. "Ouvi um estalo e vi a parede rachando de fora a fora. O armário, que estava encostado na parede, caiu. Falei para minha mulher sair com os meus filhos imediatamente."

Sem conseguir dormir, o motorista pensa onde passará as próximas noites. "Não sei onde ficar. Mandei meus filhos para a casa da sogra, mas ainda não decidi para onde vou."

Defesa Civil foi procurada para comentar os relatos dos moradores, mas não se manifestou até o fechamento desta edição.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;