Memória Titulo Memória
Marcas andreenses, do footing a Antonio Chiarelli

Euclydes Rocco Junior conta história das calçadas da Rua Coronel Oliveira Lima

Por Yara Ferraz
11/04/2016 | 07:07
Compartilhar notícia


Para esta Semana Santo André, Euclydes Rocco Junior fez um texto subdividido em blocos e depois foi em busca de ilustrações – de resto, uma regra geral desta página Memória.

Meticuloso, Tidinho indaga: “Podemos dizer que esta é uma imagem (1953) da (futura) Padaria Matinal e da futura sede do Ocara? Acho que o edifício ainda está lá”.

Rocco cumpriu o seu papel, com brilhantismo. Vejam na edição de hoje quantas marcas nos oferece o articulista. Quanto à pergunta, ela é transferida aos caros leitores, sempre atentos a nos ajudar nesta tarefa de construção da Memória.

Mocinho conquistador
Texto: Euclydes Rocco Júnior
Era no Cine Tangará onde me sentia herói, depois das primeiras sessões aos domingos, identificando-me com os ‘mocinhos’ dos filmes, pronto a não apenas combater o mal, como também conquistar todas as garotas existentes no mundo.

Posso supor que parte de minha aptidão de ficcionista tenha raízes naqueles filmes.

Depois das sessões havia o footing, as garotas, de braços dados com amigas. Desfilavam pelas calçadas da Rua Coronel Oliveira Lima, exibindo-se para os rapazes, normalmente estáticos sobre as soleiras das portas dos bares e das lojas – alguns casamentos começaram ali.

No Teatro de Alumínio, pertencente à Sociedade de Cultura Artística, foi onde me iniciei no Teatro – vai aqui um profundo agradecimento a Antonio Chiarelli que carregou nas costas, por décadas, o Teatro santoandreense.

Participei de produções entre 1964 e 1967, fazendo também daquele espaço minha segunda casa: passava dias inteiros ali ensaiando e construindo cenários. O edifício ficava na Coronel Alfredo Flaquer, esquina com a Rua Coronel Francisco Amaro.

HÁ 100 ANOS
E folheamos o Estadão. Em Santo André, cadê a Imprensa? Em 1916, um esforçado correspondente enviava a São Paulo – provavelmente via telégrafo – as últimas do pedaço.

Os moços do Brasil Foot-Ball Clube seguirão para o Alto da Serra (Paranapiacaba). Vão enfrentar os moços do Serrano Foot-Ball Clube. Será o terceiro derby de futebol. O vencedor fica com uma taça.

A excursão será de trem. Todos às 10h25 na estação. Famílias andreenses acompanharão os jogadores.

O Sr. Kowarick, industrial, doou à Câmara uma grande nesga de terreno da sua chácara para o alargamento de uma avenida aberta pela Prefeitura.

Grupo Escolar organiza mais uma Festa das Aves.

Em serviço, visitou Santo André o advogado Joaquim Diniz, de São Paulo.

PARA ENTENDER
Kowarick foi uma das três primeiras grandes indústrias de Santo André. Uma fábrica de casimiras. As outras duas eram a Ipiranguinha (tecelagem) e Streiff (móveis, na especialidade cadeiras).

A Kowarick ficava entre a estrada de ferro e o Rio Tamanduateí, encostada à estação férrea. Sobreviveu por quase 100 anos.

A avenida construída pela Prefeitura em 1916, provavelmente, foi a Antonio Cardoso.

Na história do futebol andreense, o Brasil e o Serrano. A série de três partidas anunciadas pelo Estadão foi chamada de campeonato. Assim, estudiosos do futebol local, eis aí mais um torneio a ser incorporado à história futebolística andreense.

Diário há 30 anos

Sexta-feira, 11 de abril de 1986 - ano 28, nº 6105
Manchete – Governo quer manter nível da inflação anual em 10%
Política Sindical – O Supremo Tribunal Federal (STF) julga hoje o habeas-corpus impetrado pelo advogado Luiz Eduardo Greenhalgh em favor do sindicalista Vicente Paulo da Silva, Vicentinho, presidente da CUT-ABC.
Vicentinho foi condenado a um ano de reclusão por ter chamado o presidente Figueiredo de ladrão.
Editorial – LSN reaparece e reativa o autoritarismo (em referência ao caso Vicentinho)
Teconologia – A Ford lançou o projeto Datadif, que consiste em colocar microcomputadores nos 384 distribuidores da empresa em todo o País, interligados ao seu computador central, em São Bernardo.
Futebol – Ontem, no Bruno Daniel: Santo André 1, Internacional, de Limeira, 1.
Futebol de salão – Começa o metropolitano, com três equipes da região: GMEC, Bargos (São Caetano) e Primeiro de Maio.

Hoje

Dia do Infectologista
Dia do Kung Fu
Dia do Prefeito

Santos do dia

Santa Gema Galgani (Itália, Capannori, 12-3-1878 - Lucca, 11-4-1903). Venerada como a Virgem de Lucca. Das mais populares santas modernas. O papa Pio XII a declarou modelo para a juventude da Igreja. Colaboração: Padre Evaldo César de Souza
Estanislau
Isaac

Município paulista

Hoje é o aniversário de Cafelândia. Elevado a município em 1925, quando se separa de Pirajuí.

Em 11 de abril de...

1916 – A guerra. Do noticiário do Estadão: ‘violenta ofensiva alemã a Oeste do Mosa (tributário do Rio Reno, na Holanda’.
1961 – Em sessão tumultuada, a Câmara Municipal de São Caetano aprova nova tabela de vencimentos dos vereadores: 15 votos a favor, 5 contra; populares apedrejam a Câmara.
1976 – Falecia, aos 51 anos, o pastor Agenor Camilo Ramalho, que atuou na Igreja de Cristo, Pentecostal do Brasil, de 1957 até a data do seu falecimento.
Com reportagem sobre a Vila Assunção, em Santo André, Diário inicia série focalizando a história dos bairros do Grande ABC.

NOTA
Foram quase 100 reportagens especiais publicadas aos domingos. Contemplados praticamente todos os antigos loteamentos das sete cidades, com ênfase ao uso da memória oral – semente desta página Memória. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;