Cultura & Lazer Titulo Novela das 23h
Liberdade, Liberdade é a nova aposta da Globo para a faixa das 23h

Novela que estreia nesta segunda-feira conta a
história ficcional de Joaquina, filha de Tiradentes

Vanessa Soares
11/04/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


 Um passeio pelo Brasil do século 18, período da Inconfidência Mineira, é quando começa a história de Liberdade, Liberdade, que estreia hoje, na faixa das 23h, na Globo. O pano de fundo do folhetim, dividido em duas fases – a primeira em 1792 e a segunda em 1808 – é Minas Gerais, Vila Rica, onde Joaquim José da Silva Xavier – o Tiradentes – se tornou mártir na luta pela independência do Brasil. Mas Liberdade, Liberdade está longe de ser mais uma trama sobre o ativista político.

A novela conta a história de ficção de Joaquina da Silva Xavier, filha do inconfidente. A trama de Mario Teixeira foi baseada em argumento de Marcia Prates, livremente inspirado no livro Joaquina, Filha do Tiradentes, de Maria José de Queiroz. A direção é de Vinícius Coimbra. Tudo acontece após Joaquina presenciar, ainda criança, a morte do pai – Tiradentes (Thiago Lacerda) –, que foi decapitado. A protagonista (Mel Maia/Andreia Horta) é resgatada por Raposo (Dalton Vigh), um rico minerador, e levada para Portugal.

Em terras lusitanas ela passa a se chamar Rosa para despistar os que ainda perseguiam os inconfidentes. É com essa identidade que retorna ao Brasil, 16 anos depois, adulta. Forte, decidida e imponente, mesmo se tornando Rosa, tem a alma sonhadora de Joaquina. Quando se depara com o sofrimento de seus compatriotas, a jovem assume o legado do pai e se torna símbolo da luta contra a Família Real Portuguesa.

Rosa – ou Joaquina – desperta os sentimentos de muitos. É no Brasil que ela se confronta com sua história ao descobrir mais sobre o pai biológico, sobre os inconfidentes, as diferenças sociais e as agressões aos menos afortunados. Ela também descobre sobre o amor, a luta e as consequências que as escolhas têm na vida de uma pessoa. Zezé Polessa, Lília Cabral, Mateus Solano, Caio Blat, Sheron Menezes, Osmar Prado, entre outros atores, também integram o elenco da trama.

E se a história em si não é o único chamariz, então foque a atenção na protagonista, Andreia Horta. A atriz mineira é uma das novas queridinhas da emissora. E tem mais: no começo de carreira ela cursou direção na Escola Livre de Teatro de Santo André.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;