Setecidades Titulo
Fim do inverno registra recorde de calor no ano
Isis Mastromano Correia
Do Diário do Grande ABC
21/09/2007 | 07:23
Compartilhar notícia


Nos últimos dias de inverno, a cidade de São Paulo registrou a temperatura mais quente do ano. Quinta-feira, os termômetros acusaram 34,2ºC no Mirante de Santana, local onde o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) realiza as medições oficiais na Capital.

No Grande ABC, as cidades registraram temperatura semelhante. De acordo com o Inmet, a máxima foi de 32ºC no Grande ABC.

Neste sábado, a temperatura mínima na região será de 18ºC e a máxima de 32ºC, segundo o Inmet. A primavera começa oficialmente neste domingo.

Chuva - O vento forte no final da tarde de quinta-feira fez com que muitos se animassem com o que parecia ser indício de chuva. No entanto, o tempo continuará seco nesta sexta-feira e durante todo o final de semana.

“Somente na segunda-feira uma frente fria chegará à São Paulo podendo trazer chuvas”, explica a meteorologista do Instituto Climatempo Josélia Pegorim.

Mas o alívio não durará muito. A especialista alerta que novas ondas de calor estão por vir e o recorde de quinta-feira poderá ser batido.

O último recorde foi registrado em 23 de fevereiro, quando a temperatura alcançou os 33,2ºC em São Paulo.

No Mirante de Santana, a maior temperatura já registrada no mês de setembro foi de 35,3ºC, em 2004.

Qualidade do ar - As condições meteorológicas estão favoráveis à baixa umidade relativa do ar.

De acordo com o Inmet, nesta sexta-feira os índices ficarão entre 20% e 30%, níveis considerados prejudiciais à saúde de acordo com os padrões da OMS (Organização Mundial de Saúde).

De acordo com as medições da Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental), quinta-feira a qualidade do ar em São Bernardo foi considerada inadequada, com altos índices de partículas inaláveis. Somente outra estação da Cetesb na Região Metropolitana, a da Moóca, registrou qualidade inadequada do ar.

Nas demais cidades da região, a qualidade esteve regular, e em Mauá a condição do ar foi considerada boa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;