D+ Titulo
Proteja sua Best Friend
Marcela Munhoz
Do Diário do Grande ABC
16/10/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


Banho e ventilação são importantes, mas há outras maneiras de proteger a vagina. A principal e mais eficiente é usar camisinha que, além de afastar doenças sexualmente transmissíveis, evita gravidez indesejada. Que tal, para variar, testar a camisinha feminina? Mesmo com campanhas e acesso irrestrito a informações, aumentou o número de meninas de 13 a 19 anos com Aids no Brasil. Segundo o Ministério da Saúde, para cada grupo de dez infectados, seis são meninas e quatro são meninos. Outra doença que pode ser muito perigosa é o HPV. Há mais de 100 tipos de vírus conhecidos e parte deles pode gerar câncer de colo de útero, caso a lesão não seja tratada precocemente. Então, cuidado na hora de escolher com quem você quer compartilhar sua amiga mais íntima. Não a exponha. Protegê-la é a sua obrigação.

 

Perguntas e respostas

Ainda não conseguiu tirar todas as dúvidas sobre a vagina e órgãos que formam o aparelho reprodutor feminino? Confira:

Hímen e clitóris são a mesma coisa? - Não. O clitóris fica na parte externa (na vulva), é um órgão pequeno, do tamanho de uma ervilha, e oferece prazer sexual feminino. Já o hímen é uma pelinha que fica na entrada do canal vaginal. É rompida após o primeiro ato sexual ou durante a introdução de objetos (por isso, cuidado), provocando pequeno sangramento. Há ainda o hímen complacente que não sangra na primeira relação. Isso ocorre porque esse hímen tem muita elasticidade e volta ao normal após o ato sexual. Apenas se rompe no parto normal.

O que é vaginismo? - É uma disfunção sexual, na qual a mulher tem uma contração involuntária da musculatura da vagina. Não é possível a penetração; nem o médico consegue fazer exame ginecológico, porque não há dilatação. Não é regra, mas isso pode acontecer por causa de algum abuso sofrido na infância ou trauma sexual. Há tratamento psicológico.

É verdade que pode nascer sem vagina? - Quem tem síndrome de Mayer-von Rokitansky-Kuster-Hauser nasce sem vagina, embora normalmente possua útero e ovário. Ela não pode ter relações sexuais nem filhos. Essa síndrome afeta um em cada 4.000 a 5.000 bebês do sexo feminino. Em geral só é descoberta quando a menstruação não chega ou na primeira relação sexual. Há cirurgia para a construção do canal vaginal.

E a menstruação? - A menstruação é a descamação da membrana que reveste a parte interna do útero (endométrio). É eliminada todo mês com o sangue, quando não ocorre a fecundação do óvulo pelo espermatozoide, ou seja, a gravidez. Na adolescência, o fluxo menstrual dura de dois a oito dias. A quantidade também varia, exigindo a troca de quatro a seis absorventes por dia. É chamado de ciclo menstrual o período entre uma menstruação e outra. A menstruação acaba de vez na época da menopausa, quando a mulher para de produzir hormônios sexuais, por volta dos 50 anos.

 

Saiba mais

Alguns livros falam sobre o assunto e explicam direitinho o que acontece lá. Não deixe de ler História da V - Abrindo a Caixa de Pandora (Catherine Blackledge) e Vagina: Manual da Proprietária (Carol Livoti e Elizabeth Topp). Também dá para se divertir muito com a peça Monólogos da Vagina, da norte-americana Eves Ensler, com adaptação de Miguel Falabella.

Perereca, periquita, xana, pombinha, xereca, racha, perseguida, xoxota, peteca, capô de fusca, borboleta, concha, cona, chavasca, prexeca, xandanga são alguns nomes populares da vagina

A maior vagina do reino animal, assim como o pênis, é a da baleia-azul. Possui 1,80 m de largura por 2 m de altura. Pode armazenar cerca de 132 litros de esperma por vez 

A palavra vagina vem do latim vaginae e significa bainha, estojo em que se guarda a faca ou espada




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;