Política Titulo História
Livro sobre sindicalismo pré-Lula é lançado hoje
Da Redação
Do Diário do Grande ABC
18/12/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


O livro O Movimento Operário no ABC Paulista – Contado por Seus Autores será lançado hoje, às 14h, no Teatro Municipal de Santo André, com presença de autoridades, como o secretário de Direitos Humanos e Trabalho, João Avamileno (PT).

A obra conta história de 18 personagens que foram protagonistas do início do período sindical no Grande ABC, nas décadas de 1950, 1960 e 1970, antes da ascensão de Luiz Inácio Lula da Silva, criador do PT e ex-presidente da República.

Escrito por Cido Faria, o título compila depoimentos de Frei Chico, irmão de Lula, padre José Mahon, Orisson Saraiva de Castro (que morreu dias depois de prestar seu depoimento) e de João Avamileno.

Cido Faria também é autor do livro Para que Nunca Mais – As Ditaduras no Cone Sul 50 Anos Depois, que relembra o período de regime militar em vários países na América Latina. Foi lançado em 2014.

Segundo o historiador, a ideia foi mostrar que o sindicalismo na região não teve início com Lula e que muitos operários foram torturados nos primórdios da ditadura militar (1964-1985). “Só se fala de Lula quando se toca no assunto sindicalismo, o que passa a falsa impressão de que as lutas começaram em 1978, com a primeira grande greve da Scania. Mas teve muita gente antes tomando porrada por causa do sindicalismo e contra a ditadura militar antes.”

O Movimento Operário no ABC Paulista – Contado por Seus Autores tem prefácio de Evaldo Novelini, editor-chefe do Diário, recebeu patrocínio da Caixa Econômica Federal e do Sindicato dos Bancários do Estado de São Paulo. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;