Cultura & Lazer Titulo Última do ano
Pinacoteca abre exposição de artistas afrodescendentes

'Territórios’, que começa dia 12 e terá 106 obras, celebra os 110 anos da instituição

Miriam Gimenes
09/12/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


 Emanoel Araújo foi o primeiro diretor negro da Pinacoteca do Estado. Ficou no cargo de 1993 a 2002 e, durante sua gestão, foi responsável pela revitalização do museu e contribuiu significativamente com o acervo, inclusive com obras de artistas afrodescendentes. A fim de exaltar esses trabalhos e comemorar os 110 anos da instituição, terá início no próximo dia 12 a exposição Territórios: Artistas Afrodescendentes no Acervo da Pinacoteca. A curadoria é do diretor-geral Tadeu Chiarelli.

Ao todo são 106 obras entre pinturas, gravuras, desenhos, esculturas e instalações, que traçam perfis diferentes da produção artística de afrodescendentes no Brasil do século 18 até hoje. As obras estão divididas em três conjuntos e dispostas de acordo com a familiaridade dos temas ou territórios: Matrizes Ocidentais, Matrizes Africanas e Matrizes Contemporâneas.

Entre os trabalhos em exposição está o Autorretrato, produzido em 1908 por Arthur Timótheo da Costa, doado em 1956, ou seja, 51 anos após a inauguração da Pinacoteca. Trata-se da primeira obra de um artista negro. Mestre Valentim, Antonio Bandeira, Rubem Valentim, Jaime Lauriano e Rosana Paulino também estão na mostra, que segue em cartaz até 17 de abril no quarto andar da Estação Pinacoteca (Largo General Osório, 66). A visitação é aberta de terça a domingo, das 10h às 17h30 – com permanência até as 18h – e o ingresso custa R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;