Diarinho Titulo
Pum Pega Fogo?
Juliana Ravelli
do Diário do Grande ABC
23/10/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


Na ficção, o pum sempre pega fogo. Vicenzo Sestari, 8 anos, de São Caetano, viu uma cena dessa no seriado Uma Banda Lá em Casa, do Disney XD. "Parecia imagem feita pelo computador." Mas será que na vida real isso acontece de verdade?

O traque (como também é chamado) que a gente solta é composto por vários gases, como nitrogênio, dióxido de carbono e oxigênio. Também pode ter um pouco de metano e hidrogênio que, ao contrário dos outros, são inflamáveis. Assim, se o peido (cujo nome correto é flato) tivesse uma dessas substâncias químicas em quantidade suficiente poderia, sim, pegar fogo.

O curioso é que nem todos têm esses gases no pum. A produção do metano no intestino, por exemplo, depende da presença de bactérias especiais, chamadas metanogênicas. No entanto, calcula-se que apenas três em cada dez pessoas as possuam no organismo. Desse modo, a maioria não é capaz de fabricá-lo.

Já o hidrogênio é produzido apenas quando comemos alimentos ricos em tipos de carboidratos que não conseguimos digerir. Mas, atenção: nada de tentar fazer experiências malucas em casa para provar se o seu pum pega fogo. Na telinha a travessura é até engraçada, porém, na vida real, você pode se machucar gravemente.

COMBUSTÍVEIS -

O metano está presente em grande quantidade no gás natural e no biogás, usado como combustível de veículos. Em São Paulo, o metano produzido pelo lixo de dois aterros sanitários tem sido usado para gerar energia elétrica.

O hidrogênio era responsável por fazer os dirigíveis voarem. Após o incêndio do Hindenburg, entretanto, foi substituído pelo gás hélio (não inflamável). Atualmente, cientistas o consideram o combustível do futuro por ser renovável e não poluente.

Na telinha

Shrek é o defensor do pum e arroto a qualquer hora e lugar. É dono do lema: ‘Melhor para fora do que para dentro'. O traque do ogro é tão poderoso que se transformou no poder Green Storm (Tempestade Verde), usado para derrotar oponentes em um de seus games.

O Menino Maluquinho é mesmo muito sapeca. Em O Livro dos Jogos, Brincadeiras e Bagunças (Melhoramentos, 96 págs., R$ 28), ensina como organizar com os amigos uma disputa de pum debaixo do lençol.

Em O Rei Leão, o pum de Pumba é capaz de colocar os mais terríveis inimigos para correr. Será que o mau cheiro é culpa das porções de insetos que o javali, fiel amigo de Timão e Simba, adora comer?

Saiba Mais

No filme Pum - Emissão Impossível (2002), Patrick sonha em virar astronauta. O problema é que o menino não para de soltar pum. É aí que o melhor amigo superinteligente do garoto tem uma ideia maluca: inventar uma roupa especial que armazena os peidos e os transforma em combustível para mandar Patrick ao espaço.

O fogo-fátuo - que significa fogo dos tolos em latim - é uma chama azulada que aparece em pantanos, lagos e cemitérios. Forma-se por meio da mistura dos gases metano e fosfina ou hidreto de fósforo, produzidos durante a decomposição de materiais orgânicos. As substâncias ficam sob o solo. Se por algum motivo escapam para a superfície, podem pegar fogo ao entrar em contato com o oxigênio presente no ar. O fogo-fátuo deu origem à lenda do Boitatá.

Na internet há uma lenda urbana sobre a The Royal Order of The Blue Flame (A Ordem Real da Chama Azul), sociedade da qual fariam parte apenas pessoas que são capazes de emitir metano no pum e produzir chama azulada durante a combustão dele.

Consultoria de Joab Trajano Silva, bioquímico do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e Ethel Zimberg Chehter, professora de Gastroenterologia da Faculdade de Medicina do ABC




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;