Setecidades Titulo
Termina retirada de óleo diesel no braço Rio Grande da Billings
Por Rodrigo Cipriano
Do Diário do Grande ABC
15/12/2004 | 09:18
Compartilhar notícia


Foram concluídos na tarde desta terça os trabalhos de retirada do óleo diesel que tomou o braço do Rio Grande da represa Billings, em São Bernardo. O combustível vazou na última quinta-feira de um galpão às margens da represa, onde funcionava um desmanche clandestino de caminhões. Técnicos da Sabesp recolheram ainda grande quantidade de Salvínia s.p. - planta aquática que se prolifera no reservatório - contaminada com óleo diesel. Por medida de segurança, a Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) deve manter a barreira de contenção no entorno da base de captação de água da Sabesp, no km 29 da Anchieta. O reservatório abastece 1,2 milhão de pessoas de São Bernardo, Diadema e parte de Santo André.

Apesar do vazamento de óleo, os pescadores não deixaram a represa. "Com a sujeira, tenho a impressão que a pescaria ficou ainda melhor", revela o pintor aposentado Osvaldo Garcia, 48 anos. Em apenas uma hora, o pescador garante ter fisgado dez peixes na tarde de segunda, em trecho próximo às bóias que auxiliavam na contenção do combustível. "Esses peixes vão direto para a panela", afirma.

Segundo a Cetesb, não há indícios de que a fauna da represa tenha sido contaminada. A recomendação, no entanto, é evitar o consumo de peixes oriundos do braço do Rio Grande. Paralelo aos trabalhos de limpeza da área, policiais da Delegacia de Investigação de Crimes Contra o Meio Ambiente seguem na investigação do vazamento.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;