Nacional Titulo
Cápsula radioativa é roubada de siderúrgica no ES
Do Diário OnLine
08/06/2002 | 14:49
Compartilhar notícia


Uma cápsula radioativa foi roubada nesta sexta-feira da Companhia Siderúrgica de Tubarão (CST), no Espírito Santo. O material, perigoso à saúde se manuseado, foi encontrado intacto neste sábado, após denúncia anônima, em um terreno baldio nas proximidades da siderúrgica. A polícia desconfia que três adolescentes teriam roubado a cápsula.

O material, um cilindro de um metro e de comprimento e 30 milímetros de diâmetro, abriga em seu interior uma pequena cápsula, de amerício-berílio, fonte de radiação. A substância causa danos em órgão em fase de crescimento de crianças, adolescentes e gestantes.

Como é radioativo e não estava sendo utilizado, o cilindro estava escondido em um depósito da siderúrgica afastado do setor de produção. O produto aguardava transporte até o local determinado para a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN). Não se sabe se o alarme tocou no momento do roubo.

O roubo será investigado pela CNEN, em Brasília, que apura as condições de segurança da CST. A Secretaria de Segurança do Espírito Santo não soube informar se os dois menores foram detidos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;