Cultura & Lazer Titulo
Saiba como combater a dengue
Eliane Silva
Do Diário OnLine
22/02/2002 | 09:44
Compartilhar notícia


Governos estaduais e municipais, organizações não-governamentais e universidades estão divulgando na Internet informações sobre a dengue, uma doença infecciosa que já atingiu mais de 30 mil pessoas este ano, só no Rio de Janeiro, e vitimou 14 pessoas nesse Estado.

Transmitida pelo mosquito aedes aegipty, a dengue é uma doença infecciosa disseminada pelo sangue. Segundo o Hospital Santa Lúcia, o vírus, uma vez em contato com o paciente pela picada do mosquito, aloja-se nos tecidos que encobrem os vasos sangüíneos. Inflamados, os tecidos pressionam os vasos e veias que bloqueiam a circulação sangüínea. O sangue torna-se espesso, causando entupimentos e podendo levar à morte.

Os sintomas da doença, muitas vezes, confundem-se com uma virose. A Universidade Federal de Minas Gerias aponta como as principais características da doença a dor de cabeça, nos olhos e nos músculos; falta de apetite; fraqueza; febre alta; manchas avermelhadas e sangramentos na gengiva e no nariz. Uma pessoa infectada com a doença pode apresentar apenas alguns desses sintomas ou todos.

De acordo com os médicos e professores da universidade mineira, os pacientes não podem tomar aspirinas ou quaisquer medicamentos que apresentem ácido acetil salicílico, conhecidos popularmente como AAS, pois eles podem causar acidose - agravamento da hemorragia.

O melhor modo de prevenir a doença é combater a procriação do mosquito. O inseto caracteriza-se por ser escuro com manchas brancas e menor que um pernilongo comum. O inseto pica durante o dia, principalmente, ao entardecer, e procria-se em água acumulada e limpa, facilmente encontrada em garrafas, pneus e pratos de plantas e xaxins.

A Universidade Federal do Rio de Janeiro aconselha as pessoas a lavarem e limparem diariamente os pratos de plantas e, até mesmo, trocar a água por areia molhada. A limpeza de calhas e lajes e a manutenção de caixas d'água e cisternas tampadas também ajudam a combater o mosquito.

O Brasil registrou a primeira epidemia da doença entre 1981 e 1982 no Estado de Roraima. No entanto, a pior epidemia acontece neste ano no Rio de Janeiro, podendo alastrar-se a Minas Gerais e São Paulo. O vírus, encontrado pela primeira vez em 1779 na África, é classificado por quatro tipos 1, 2, 3 e 4, estando presente em 3.600 município do país. A dengue não é uma doença mortal se identificada e tratada com rapidez.

O tratamento da doença baseia-se em repouso e medicamentos apenas para controlar as dores e a febre.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;