Política Titulo Com 10 nomes
Vereadoras buscam espaço no Consórcio
Caio dos Reis
Especial para o Diário
11/05/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


As dez vereadoras da região vão se juntar para a criação de uma frente, cujo principal objetivo é obter assento no Consórcio Intermunicipal do Grande ABC.

No ano passado, os vereadores convenceram os prefeitos a participarem do conselho consultivo do colegiado regional, porém o espaço é limitado e nenhuma mulher foi indicada. O movimento acontece justamente quando o Consórcio terá Orçamento turbinado por conta das obras de Mobilidade Urbana.

A idealizadora da frente feminina de parlamentares é Sandra Regina Vieira (PMDB), de Mauá. Segundo ela, a missão é “unir forças para tentar resolver minimamente os problemas que as mulheres têm em todos os municípios com relação a Saúde, Segurança, Educação e Assistência Social,”

Além da parlamentar mauaense, vão integrar o bloco as vereadores Ângela de Souza Nunes (PSDB-Rio Grande da Serra), Berê do Posto (PMN-Ribeirão Pires), Cleonice Meira (PTN-Ribeirão Pires), Diva do Posto (PR-Ribeirão Pires), Bete Siraque (PT-Santo André), Elian Santana (Pros-Santo André), Cida Ferreira (PMDB-Diadema), Lílian Cabrera (PT-Diadema) e Magali Selva Pinto (PSD-São Caetano).

“Vamos nos reunir no dia 18 e depois disso vamos tentar encontro com o Gabriel Maranhão (PSDB-prefeito de Rio Grande da Serra e presidente do Consórcio Intermunicipal do ABC) para pleitear uma vaga e participação efetiva no Consórcio”, ponderou Sandra.

As sete cidades possuem 142 parlamentares, apenas dez são mulheres – 7% do total de legisladores da região. Ribeirão Pires é a cidade com mais parlamentares mulheres, três no total. Diadema e Santo André têm duas. Rio Grande da Serra, São Caetano e Mauá contam com uma. Já São Bernardo não tem vereadoras.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;