Política Titulo São Caetano
Severo deixa Câmara para assumir Esporte

Vereador de S.Caetano será o quinto chefe da Pasta no governo de Pinheiro; posse ocorre sábado

Por Gustavo Pinchiaro
Do Diário do Grande ABC
06/02/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Maíla Barreto/Arquivo DGABC


O vereador de São Caetano Severo Neto (PSB) se licenciará do mandato parlamentar para assumir o comando da Secretaria de Esporte e Turismo a convite do prefeito Paulo Pinheiro (PMDB). O socialista substituirá Walter Figueira Júnior – ex-vice-prefeito, exonerado a partir de hoje – e será o quinto nome a ocupar o cargo nesses dois anos de governo peemedebista. A posse está marcada para amanhã.

Gilmar Tadeu Ribeiro Alves (PCdoB) iniciou o governo na chefia de Esporte e Turismo. Foi trocado em novembro de 2013 pelo vereador Eder Xavier (sem partido), que ficou no posto até o fim de fevereiro do ano passado. Figueira foi conduzido à liderança da Pasta, se ausentou em maio para compromissos particulares, dando lugar a Antonio Carlos Adolfo e retomou a função em período posterior.

Pinheiro vinha negociando o ingresso de Severo no primeiro escalão desde outubro do ano passado, tendo, inclusive, colocado o socialista para discutir a transição com Figueira. A conversa, entretanto, esfriou por conta da eleição para presidência e comissões no Legislativo, uma vez que o vereador é aliado fiel do Palácio da Cerâmica. O último pleito ocorreu na terça-feira e deixou o prefeito mais tranquilo para desfalcar sua base governista.

Ex-vereador, Maurício Fernandes (PSB) é quem assume a cadeira de Severo na Câmara. Na legislatura passada, ele esteve na base de sustentação ao então prefeito José Auricchio Júnior (PTB) e principal adversário de Pinheiro. A tendência, contudo, é que ele se alinhe ao Paço e mantenha a postura do titular do mandato.

A bancada governista está em desvantagem no Legislativo – conta com oito integrantes contra 11 do bloco independente. Na disputa pela presidência da Casa, o candidato do Paço, Chico Bento (PP), foi derrotado por Paulo Bottura (Pros). Na disputa pelas comissões, o mandatário da Câmara descumpriu acordo com o Palácio da Cerâmica, provou renúncias de quatro parlamentares e um imbróglio jurídico para completar os grupos.

A mudança no secretariado faz parte do planejamento político de Pinheiro para amarrar grupo de aliados para disputar a reeleição em 2016. Em janeiro, o prefeito demitiu Sallum Kalil Neto da chefia das secretarias de Saúde e Governo e nomeou Caio Williams Castro Júnior e Nilson Bonome (PMDB), respectivamente. Wellington Kalil foi substituído por Luciano Bruno Gardill.
Severo Neto, Paulo Pinheiro, Figueira e Fernandes não foram localizados para comentar a alteração. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;