Nacional Titulo
Transplantes aumentam 43% em São Paulo
Do Diário OnLine
Com Agências
24/09/2004 | 10:30
Compartilhar notícia


O Dia Nacional de Doações de Órgãos será comemorado na próxima segunda-feira com boas notícias. Um levantamento da Secretaria de Estado da Saúde revela que de janeiro a agosto deste ano já foram realizados 935 transplantes de órgãos no Estado de São Paulo, o que representa um índice 43% maior do que o mesmo período do ano passado.

Se o processo continuar nesse ritmo, até o final do ano esse número deve chegar a 1,4 mil, com uma média de quatro transplantes por dia.

“Os transplantes no Estado estão crescendo mês a mês, mas a população deve ter consciência de que é de extrema importância que os números cresçam ainda mais, que há muito ainda a ser feito. Esse gesto pode ser o último recurso de quem luta pela vida”, afirma o coordenador da Central de Transplantes, Luiz Augusto Pereira.

É importante que a família esteja de acordo com a doação de órgãos do parente falecido e comunique sua decisão ao médico do hospital, que encaminhará o pedido a Organização de Procura de Órgãos.

Os transplantes de rim e pâncreas foram os que mais cresceram comparando os oito meses iniciais de 2004 e 2003. Foram 520 transplantes de rim neste ano, contra 347 no período do ano passado, o que representa um aumento de 49,8%. Já o número de transplantados de pâncreas passou de 172 para 270 na comparação dos dois períodos, 41,9% a mais.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;