D+ Titulo
Você já amou duas pessoas ao mesmo tempo?
Por Marcela Munhoz
Do Diário do Grande ABC
27/02/2011 | 07:02
Compartilhar notícia
Divulgação


Aline ama Pedro, que ama Aline, que ama Otto. Assim, a garota e seus dois namorados vivem felizes, sem ligar para o que a sociedade pensa. A trama da minissérie Aline, cuja segunda temporada está no ar na Rede Globo, é o desejo de muita gente que passa ou já passou por uma situação complicada: amar duas pessoas ao mesmo tempo.

Para a atriz Maria Flor, que interpreta a protagonista, Aline não viveria de outra forma. "Os três se complementam, um não fica sem o outro. Cada um tem uma coisa que Aline é fascinada e é por isso que ela está com os dois", declarou.

Segundo Noely Moraes, psicóloga e autora do livro É possível Amar Duas Pessoas ao Mesmo Tempo? (Editora Musa, 128 págs., R$ 30), realmente, às vezes uma só pessoa não nos completa e o coração acaba batendo acelerado por mais de uma. "Não controlamos os sentimentos, eles simplesmente aparecem."

Amar dois ao mesmo tempo é possível sim. O complicado desta história é como vão funcionar os relacionamentos em uma sociedade em que prevalece a monogamia - união conjugal com uma só pessoa. "Por não corresponder às regras, os envolvidos em um triângulo amoroso acabam sofrendo. A relação dos três na minissérie é raríssima de dar certo na vida real."

Mais do que confusão de sentimentos, quem se interessa por duas pessoas acaba tendo conflito interno muito grande: é a consciência de não querer magoar ninguém brigando com a vontade do coração. Quando isso acontece, a solução é escolher entre um e outro, ninguém ou os dois.

"O problema é que junto com a traição vem as consequências. Como a coisa é feita às escondidas alguém pode sair muito magoado." Rafael Cortez, 17 anos, sentiu isso na pele. O garoto acabou terminando com a namorada para viver uma paixão. "Foi bom, mas depois acabei me arrependendo. Acho que confundi os sentimentos."

Durante a adolescência, de acordo com a psicóloga, é comum que amor, paixão, amizade e tesão se misturem. "Os sentimentos podem durar apenas um mês. É por isso que não recomenda-se tomar decisões precipitadas." Por outro lado, é a hora de experimentar sensações e conhecer pessoas. Não que isso seja regra.

 

Dicas

Está com medo de tomar uma decisão que vai fazer você se arrepender?

- Analise cada pessoa de quem está gostando. Liste o que curte em cada uma.

- Qual faz seu coração bater mais forte? Quando acorda, quem vem primeiro a sua mente? - - Com quem sente vontade de passar mais tempo junto?

- Não confunda amizade e carinho, com amor e paixão.

- Se ainda estiver confuso, vale a pena trocar uma ideia com as duas paixões.

 

Triângulo amoroso

Vampire Diaries

Na série (transmitida pela Warner no Brasil), Elena é disputada por dois gatos: o vampiro bonzinho Stefan e seu irmão, o malvado Damon. Além de confusa por causa do triângulo amoroso, a garota precisa salvar a sua vida e a dos moradores da cidade de Mystic Falls.

 

Passione

Berilo casou-se com Agostina na Itália e com Jéssica no Brasil. As duas - que tiveram filhos dele - disputaram (inclusive a tapas) a exclusividade do italiano, que jurava amar as duas na mesma intensidade. No final da novela Passione, da Globo, Berilo fica com as duas.

 

Dona Flor e seus Dois Maridos

O brasileiro Jorge Amado escreveu Dona Flor e seus Dois Maridos. A obra conta a história de Flor, que fica viúva e acaba casando com outro. Só que o fantasma do marido aparece e ela fica dividida entre os dois. O livro foi adaptado para o cinema e teatro.

 

Crepúsculo

Não há dúvidas de que Bella é apaixonada pelo vampiro Edward, tanto que os dois se casam. Mas não há como negar que a garota também fica atraída pelo lobo Jacob. Tanto que em Eclipse, terceiro conto da saga Crepúsculo, os dois trocam um beijo de tirar o fôlego.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;