Política Titulo No Legislativo de Diadema
Dividido, PR ressalta fidelidade a Lauro

Metade da bancada ameaçou votar na oposição, mas partido cogita liderança do governo

Por Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
30/12/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Apesar da confusão registrada na eleição para presidência da Câmara de Diadema, com metade da bancada mudando duas vezes de lado, o PR ressalta a fidelidade ao governo de Lauro Michels (PV) e se coloca à disposição do prefeito para indicar vereador que ficará como líder da gestão no Legislativo, já que José Dourado (PSDB), quem atualmente cumpre a função, vai presidir a Casa a partir do próximo mês.

Presidente do PR municipal e secretário de Transportes, José Carlos Gonçalves afirma que, se houver convite do Paço, a legenda tem bons quadros para exercer o cargo. “Hoje fazemos parte da mesa, mas temos vereadores que podem desempenhar o papel. Se houver convite, vamos nos reunir, discutir. Mas temos condições.”

No pleito interno, os republicanos Reinaldo Meira e Luiz Paulo Salgado mudaram duas vezes de lado. Governistas, fecharam com a chapa de oposição, então encabeçada por Célio Boi (PSB). Pressionados, aderiram à candidatura de Dourado. Meira, inclusive, foi hostilizado na sessão que deu vitória ao tucano, com militantes do PT estendendo notas falsificadas com retrato do parlamentar no plenário.

Para Zé Carlos, houve “falta de experiência” de Meira e Luiz Paulo para lidar com o caso. “São adultos, mas estão no primeiro mandato. Porém, provaram que estão com o governo, que são vereadores de partido”, diz o dirigente, que ressalta: “O PR foi o fiel da balança e mostrou fidelidade ao governo do Lauro. Apesar dos problemas, os quatro vereadores votaram a favor do candidato do governo.”

Além de Reinaldo Meira e Luiz Paulo, o PR tem Talabi Fahel e José Zito da Silva, o Zezito, como parlamentares diademenses.

Durante a confusa eleição para a presidência da Câmara, Zé Carlos colocou o cargo de secretário de Transportes à disposição, como forma de tentar convencer os vereadores dissidentes. “Não fazia sentido o partido votar contra o governo e manter a secretaria. Os vereadores entenderam isso”, lembra o presidente do PR.

Lauro mantém espaço no primeiro escalão somente para dois partidos da base aliada: PR e PSDB (o tucanato tem o ex-prefeito José Augusto da Silva Ramos como titular da Saúde). Até a eleição, o PSB também integrava o governo, com o ex-vereador Manoel José da Silva, o Adelson, como secretário de Segurança Alimentar. Ele foi exonerado por não apoiar candidatos a deputado defendidos por Lauro e anunciou oposição à gestão verde. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;