Setecidades Titulo
Chuva e calor devem marcar os meses da primavera
Por Vanessa Fajardo
Do Diário do Grande ABC
23/09/2008 | 07:03
Compartilhar notícia


Chuva acima da média e altas temperaturas devem marcar a primavera iniciada ontem, segundo meteorologistas. A previsão é de que as noites e madrugadas deste e do próximo mês fiquem mais geladas, enquanto durante o dia a presença do sol faz os termômetros subirem.

Outra característica da nova estação são as pancadas de chuva no final da tarde ou noite provocadas pelo aumento do calor e umidade intensificadas durante a primavera.

"Muitos desses eventos podem gerar os chamados temporais, ou seja, chuvas de curta duração e forte intensidade com raios, rajadas de ventos e até queda de granizo", explica Franco Villela meteorologista do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

A chegada da primavera representa a transição entre o inverno frio e seco com o verão quente e úmido. Massas de ar frio intensas podem aparecer para derrubar a temperatura.

Também é a nova estação que os dias ficam mais longos, já que o sol estará mais alto no horizonte. "É o momento em que o hemisfério Sul e Norte recebem a mesma incidência do sol e há a distribuição igual de radiação solar", revela Villela.

A primavera dura até 21 de dezembro, quando começa o verão.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;