D+ Titulo
Perigos do banheiro público
Do Diário do Grande ABC
07/11/2010 | 07:01
Compartilhar notícia


Não tem como evitar banheiros públicos e vestiários. Afinal, são essenciais, seja para tomar banho depois de transpirar muito praticando esportes ou para aliviar o aperto do xixi. Os problemas aparecem quando esses locais não são limpos adequadamente. Como são frequentados por muita gente, podem acumular vírus e bactérias causadoras de doenças.

A principal parte do corpo atingida é a pele, que sofre com as famosas micoses. Por isso, a regra para meninos e meninas não se darem mal é uma só: tomar cuidado e se prevenir. Como? Não sentando no banco sem roupas íntimas ou outro tipo de proteção, não andando descalço, não sentando diretamente no assento sanitário e lavando bem as mãos com água e sabão antes e após usar o banheiro.

E olha que o ato salvaria a vida de milhões de pessoas em todo o mundo, segundo a ONU (Organização das Nações Unidas). O problema é que, de acordo com pesquisa da Sociedade Americana de Microbiologia, 25% dos homens não lavam as mãos depois de fazer xixi ou cocô. Para seu próprio bem e o das outras pessoas, não faça parte desse time.

Com a proximidade do verão, nada melhor do que espantar o calor mergulhando numa piscina. Nesses locais também é preciso atenção, pois nem sempre a higiene é feita como deveria. Saiba mais sobre o assunto:

Banheiros e vestiários públicos são mesmo perigosos?
A falta de limpeza adequada e o grande número de frequentadores aumentam o risco de adquirir vírus e bactérias causadoras de doenças. Se não puder evitá-los, cuide-se bem.

Posso andar descalço nesses locais?
Sim, desde que em seguida os pés sejam adequadamente limpos. Apesar disso, a sensação não é nada agradável. O ideal é usar chinelos de borracha para circular em espaços públicos.

Quem tem micose pode entrar na piscina?
Não deve. Os exames médicos, realizados antes de frequentar o local, fazem essa restrição. A transmissão ocorre por meio do contato direto ou de objeto que faça a ligação, como toalha,
por exemplo.

As meninas que tiram a sandália em festas podem ir ao banheiro descalças?
Não recomenda-se fazer isso, porque a higienização dos pés ocorrerá várias horas depois. Há ainda o risco de cortar o pés se tiver caco de vidro no chão.

Posso sentar no vaso sanitário de banheiro público?
Toda mãe diz que não é para fazer isso e não é mesmo! Mas, se realmente for necessário, a melhor conduta é forrar o vaso com papel protetor para evitar o contato com as partes íntimas.

Quais doenças posso pegar?
O maior risco é o de ter contato com resíduos de fezes, urina ou secreções genitais contendo bactérias causadoras de infecções intestinais e o vírus que transmite hepatite A. Em raras situações podem ocorrer até infecções genitais.

Como ocorre a transmissão?
A maioria é por falta de cuidado com as mãos. São elas que movem tampas de sanitários, abrem torneiras, encostam em tudo. Por esse contato, adquirem micro- organismos que podem ficar sob as unhas ou entre os dedos. Mais tarde, as mãos vão à boca e ocorre a transmissão.

Quem corre mais riscos: menino ou menina?
Talvez as meninas estejam mais expostas em algumas situações. Ao entrar nesses locais, evite contato com peças do ambiente. Antes de sair, deve-se lavar e secar as mãos adequadamente. Evitar o trinco da porta de saída também é esperto, use papel para isso e descarte-o.

Quais objetos pessoais não podem ser emprestados?
Toalhas, roupas íntimas, sabonetes, cremes, alicates, aparelhos de barbear e depilar e produtos de maquiagem devem ser de uso exclusivo do dono.

É possível pegar DSTs, como HPV, no banheiro?
É bem raro. Como o nome já diz, as Doenças Sexualmente Transmissíveis são de transmissão rotineira, em geral, por via sexual.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;