Cultura & Lazer Titulo Exposição
O melhor do
olhar jornalístico

Fotógrafos do Diário são destaque na FotoRetrospectiva 2012,
exposição em cartaz no Condomínio Conjunto Nacional, em SP

Por Luis Felipe Soares
Diário do Grande ABC
07/04/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


Transformar os fatos que tomam conta das páginas dos jornais em imagens não é tarefa fácil. Se uma foto fala mais do que 1.000 palavras, esse tipo de material tem de ser expressivo o bastante para exemplificar textos inteiros.

Algumas das melhores obras do gênero estarão expostas a partir de hoje na FotoRetrospectiva 2012, organizada pela Arfoc-SP (Associação de Repórteres Fotográficos e Cinematográficos no Estado de São Paulo). O evento, com entrada franca, fica em cartaz no Condomínio Conjunto Nacional, na Capital, até dia 27.

Entre os 63 profissionais escolhidos para a 10ª edição da mostra, o Diário se destaca com a inclusão de nove registros de sete fotojornalistas que trabalham na Redação. Detalhes de problemas sociais, partidas de futebol, grandes eventos contemporâneos e entrevistas políticas foram clicados pelas lentes de Ari Paleta, Celso Luiz, Claudinei Plaza, Denis Maciel, Nario Barbosa, Ricardo Trida e Tiago Silva.

"É mais do que um orgulho. São nove fotos, mas bem poderiam ser mais de 20", afirma Paleta, editor de Fotografia do jornal. "No Grande ABC às vezes não temos tanta coisas acontecendo quanto em São Paulo e a concorrência chega a ser um pouco desleal. Apesar das dificuldades, os nossos profissionais são extremamente experientes e competentes."

A correria do cotidiano obriga a todos colocarem à prova seu talento a todos os momentos. Certos assuntos pedem obras mais diretas, mas o grupo chama a atenção pelo sutil toque poético em certas imagens, mesmo sendo em uma simples coletiva de imprensa. O objetivo sempre é buscar alternativas ao óbvio, estando ligado a pequenos gestos e cenários nada convencionais.

"Acho que isso é somente uma pequena mostra do que teremos ao longo deste ano", diz Paleta, ressaltando a confiança que tem na equipe para mais uma temporada.

FotoRetrospectiva 2012 - Exposição. A partir de amanhã, às 19h. No Conjunto Nacional - Avenida Paulista, 2.073, São Paulo. Tel.: 2172-2000. Seg. a sáb., das 7h às 22h; dom. e feriados, das 10h às 22h. Grátis. Até dia 27.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;