Setecidades Titulo Habitação
Prédios entregues por
Marinho têm problemas

Moradores convivem com vazamentos e
infiltrações em apartamentos em S.Bernardo

Por Cadu Proieti
Do Diário do Grande ABC
24/11/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


Moradias populares entregues recentemente pelo governo Luiz Marinho (PT), em São Bernardo, para famílias que viviam em áreas precárias da cidade, já apresentam problemas estruturais. Na sexta-feira, a equipe do Diário visitou dois conjuntos habitacionais construídos pela Prefeitura e constatou irregularidades como infiltrações, vazamento no sistema de gás e reservatório de água desativado.

No bloco ABV1 do conjunto Parque São Bernardo, que está habitado há cerca de seis meses, segundo os moradores – a Prefeitura não informou a data exata de entrega –, alguns apartamentos têm acabamento mal-feito, como canos à mostra, paredes sem reboque e vergalhões expostos no chão do dormitório. “Tenho que ficar de olho porque meu filho é pequeno, está engatinhando, e tenho medo que ele se machuque com esse ferro no meio do quarto”, reclamou Keila Carla Alves de Souza, 25 anos.

A equipe do Diário flagrou dois operários realizando reparos em um dos apartamentos com os proprietários dentro do imóvel. Segundo os moradores, os profissionais só apareceram após os beneficiários informarem a administração municipal de que chamariam a reportagem.

“Nos colocaram dentro dessas unidades sem condição de moradia. Casos de infiltração com tetos mofados são comuns. O reservatório de água do prédio está vazio, chegamos a ficar uma semana com as torneiras secas. No barraco onde eu morava tinha rato e bicho, mas era digno e bem cuidado, não essa bagunça onde estamos. Fomos jogados aqui”, criticou Joice Cristina dos Santos Souza, 27, síndica do edifício.

No conjunto habitacional do Jardim Silvina, o problema é ainda mais crítico. Os moradores afirmam conviver com vazamento no sistema de encanamento de gás há cerca de um ano, desde que se mudaram para os apartamentos, no ano passado. De acordo com os beneficiários, a situação vem se complicando nos últimos dois meses. Na tarde de sexta-feira, enquanto a reportagem estava no local, houve vazamento em uma das mangueiras do sistema. Com o susto, os bombeiros foram acionados. Os moradores do condomínio também reclamam de infiltrações e vazamentos de água.

Sobre o empreendimento do Parque São Bernardo, a Prefeitura informou que não há nenhum problema estrutural nas edificações e instalações do conjunto habitacional, e que os apartamentos são entregues somente após serem vistoriados e aprovados. Depois que as famílias mudam, quando identificados problemas, a Prefeitura aciona a construtora responsável para que faça o reparo sem custo, pois ainda há garantia.

A respeito do sistema de gás no Jardim Silvina, o Executivo informou que a construtora responsável foi acionada e a rede de distribuição foi isolada para ser substituída imediatamente sem qualquer ônus financeiro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;