Setecidades Titulo Santo André
Sto.André conclui primeira fase de reformas da Rua Oliveira Lima

Revitalização do calçadão inclui chafariz, lombofaixas e iluminação econômica

Guilherme Monfardini
Especial para o Diário
24/08/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Depois de sete meses de obras, a primeira fase da revitalização do Calçadão da Rua Coronel Oliveira Lima, no Centro de Santo André, foi concluída. Na tarde de ontem, o prefeito Carlos Grana (PT) realizou vistoria no local. “O projeto é dividido em três fases. Na primeira, que foi finalizada, fizemos o conserto dos chafarizes, a limpeza e pintura da cobertura e a colocação de algumas mesas e cadeiras”, disse.

Os chafarizes, que foram inaugurados pelo prefeito, estavam desativados desde a gestão anterior. Agora, os equipamentos devem funcionar até às 22h e serão desligados por sensor automático. Na primeira etapa de intervenções, foram investidos R$ 846 mil.

As mesas e cadeiras são fruto de parceria com os comércios. “Todas foram colocadas próximas de árvores do município que apresentavam problemas e foram transplantadas para cá. Agora, os comerciantes cuidarão delas”, disse o secretário de obras Paulinho Serra.

Ele explicou que as próximas etapas deverão ser iniciadas apenas em 2014. “A segunda fase terá orçamento definido até dezembro, e as obras só começam no ano que vem, para não atrapalhar a movimentação de fim de ano”, afirmou.

A segunda etapa incluirá a reforma do piso de toda a área, inclusive da Praça do Carmo, onde as luzes, que são amarelas, serão trocadas por iluminação branca. Já a terceira fase contemplará a cobertura de todo o calçadão. “A previsão de conclusão é até o fim do mandato”, garantiu Grana.

Ainda neste ano devem ser instaladas lombofaixas para facilitar a travessia de pedestres. “Duas estão em funcionamento e até o fim do ano devem ser 20”, afirmou o secretário.

ARTE

Ao ser questionado sobre a escultura de Luiz Sacilotto, removida do calçadão no dia 27 de julho, o prefeito respondeu que foi uma decisão do secretário de Obras. “Tenho coisas mais importantes para resolver. Isso deixo para os meus secretários.” Sobre o abaixo-assinado com 1.300 assinaturas para que a obra volte ao local de origem, Grana foi categórico: “Por mim, o caso está resolvido.”

O Poste da Paz, que havia sido retirado da rua sob a alegação de que atrapalhava o trânsito, foi recolocado na esquina da Álvares de Azevedo com a Eliza Flaquer.
O prefeito afirmou que o objetivo da obra é a melhoria da mobilidade. “No meu governo, estamos mais preocupados em melhorar a mobilidade das pessoas do que em deixar uma obra de um artista”, disse Grana. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;