Setecidades Titulo Meio ambiente
Guardas-civis fazem curso no Butantan

Agentes serão capacitados para reconhecer animais peçonhentos

Thaís Moraes
Do Diário do Grande ABC
10/08/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


Os GCMs (Guardas-Civis Municipais) de Santo André que atuam em Paranapiacaba, Parque Andreense e Regional Pedroso farão um curso de reconhecimento de animais peçonhentos, no Instituto Butantan, em São Paulo. O objetivo é estudar serpentes, aranhas e escorpiões para prevenir acidentes e fazer os primeiros socorros em casos de acidentes.

A primeira turma, com quatro agentes, passará por formação no fim do mês. Outros servidores serão capacitados com aulas agendadas para setembro e outubro. Dos 16 guardas que trabalham atualmente na base de Paranapiacaba, sete pertencem a novas turmas e ainda não fizeram o curso de capacitação.

Guarda-civil há 17 anos na cidade, Sandro Uesugui trabalha na vila histórica e costuma colocar em prática o que aprendeu no curso. “É importante reconhecer os animais peçonhentos para saber quais procedimentos tomar e se é necessário chamar resgate. Quanto ao bicho, fazemos a contenção e soltamos na mata”, explica.

Para o biólogo e gerente de Ecoturismo em Paranapiacaba, Leandro Wada Simone, é importante que pessoas que trabalham em áreas de preservação ambiental saibam diferenciar os animais. “Muitas espécies são confundidas porque acham que é venenosa e matam. É fundamental ter pessoas preparadas para conhecer os animais, tanto para evitar a morte deles quanto para evitar acidentes”, explica.

Os animais mais fáceis de serem encontrados são cobras, aranhas e escorpiões. Apesar de as pessoas terem aversão a eles, Leandro alerta para o fato de que que bichos encontrados fora da mata devem ser devolvidos. “Eles fazem parte do ecossistema e servem de alimento para outras espécies.”

Para afastar os visitantes indesejados, moradores de regiões próximas à mata devem evitar o acúmulo de entulho e lixo, locais que os animais costumam visitar à procura de comida.

Neste ano, Santo André recebeu 15 solicitações referentes a aranhas, 11 para escorpiões, oito para cobras e uma para lagarta. Até o momento foram registrados três acidentes, todos em área urbana. Em 2012, foram contabilizados sete acidentes, sendo seis em área urbana e um em área periurbana. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;