Diarinho Titulo Tira-dúvidas
Quantos planetas anões existem?

Plutão, que era considerado planeta, assim como a Terra, ganhou a nova classificação em 2006

Bruna Gonçalves
Juliana Ravelli
11/08/2013 | 07:00

No Sistema Solar existem, até o momento, cinco planetas-anões: Ceres, Plutão, Haumea, Makemake e Éris. Mas o número pode aumentar em breve, pois existem mais de 100 candidatos esperando para serem estudados e classificados pelos cientistas.

Para ser considerado planeta-anão, de acordo com a União Astronômica Internacional, o corpo celeste precisa movimentar-se em torno do sol, ter forma arredondada, não ser o astro mais importante ou maior do que os vizinhos que passam pela mesma órbita (percurso no espaço) e não ser um satélite natural, como a lua é da Terra.

Até agosto de 2006, Ceres era tido como asteroide. É o planeta-anão mais próximo da gente, localizado entre Marte e Júpiter. Os outros encontram-se depois de Netuno. Formado principalmente por rocha e água congelada, Ceres tem 960 quilômetros de diâmetro e temperatura de 106 °C negativos.

MUDANÇA - Na escola, seus pais e tios aprenderam que Plutão era planeta, mas os astrônomos mudaram a classificação em 2006. Composto por rocha, poeira e gelo, tem cerca de 2.350 quilômetros de diâmetro. Na atmosfera há metano e monóxido de carbono (gases tóxicos para os humanos), além de nitrogênio.

Haumea não é completamente redondo; lembra a forma de uma melancia. Seu diâmetro é de 1.436 quilômetros. Demora pouco mais de 283 anos para fazer o movimento de translação (volta em torno do sol) e só 3,9 horas para completar a rotação (giro sobre si mesmo).

Makemake (com 1.600 quilomêtros de diâmetro), descoberto em 2005, e Éris (1.300 quilômetros de diâmetro), notado pela primeira vez em 2003, são os planetas-anões mais distantes. Ainda não se sabe muito sobre eles, mas calcula-se que o tempo de translação seja de 309 anos e 557 anos, respectivamente!

Júpter é o grandalhão do Sistema Solar

Desde 2006, quando Plutão foi classificado como planeta-anão, o Sistema Solar é composto por oito planetas: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.

Júpiter é o maior, com 142.984 quilômetros de diâmetro, tamanho de 11 Terras. É formado principalmente por gases (hidrogênio e hélio, na maior parte) e não por rochas, como ocorre com nosso planeta. Demora quase 12 anos para fazer o movimento de translação, mas apenas nove horas e 48 minutos para completar o de rotação. Tem temperatura média de 150 °C negativos.

Saturno é outro grandalhão com 120.536 quilômetros de diâmetro (pouco mais de nove Terras). Também chamado de planeta gasoso, tem translação de 29 anos e rotação de dez horas e 12 minutos. Lá faz ainda mais frio: 180 °C negativos!

Lethícia Afonso Izaias, 10 anos, de São Caetano, acredita que possam existir mais de três planetas-anões. Ela aprendeu na aula de Geografia sobre Éris, Plutão e Ceres. “São muito menores do que os planetas e ficam bem distantes do sol.” Na opinião da menina, que admira as constelações, estudar o universo é muito legal, além de importante. “O homem sempre vai fazer descobertas.”

Consultoria de Marcos Calil, coordenador científico do Planetário Johannes Kepler, da Sabina.