Diarinho Titulo Tira-dúvidas
Quantos planetas anões existem?

Plutão, que era considerado planeta, assim como a Terra, ganhou a nova classificação em 2006

Bruna Gonçalves
Juliana Ravelli
11/08/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


No Sistema Solar existem, até o momento, cinco planetas-anões: Ceres, Plutão, Haumea, Makemake e Éris. Mas o número pode aumentar em breve, pois existem mais de 100 candidatos esperando para serem estudados e classificados pelos cientistas.

Para ser considerado planeta-anão, de acordo com a União Astronômica Internacional, o corpo celeste precisa movimentar-se em torno do sol, ter forma arredondada, não ser o astro mais importante ou maior do que os vizinhos que passam pela mesma órbita (percurso no espaço) e não ser um satélite natural, como a lua é da Terra.

Até agosto de 2006, Ceres era tido como asteroide. É o planeta-anão mais próximo da gente, localizado entre Marte e Júpiter. Os outros encontram-se depois de Netuno. Formado principalmente por rocha e água congelada, Ceres tem 960 quilômetros de diâmetro e temperatura de 106 °C negativos.

MUDANÇA - Na escola, seus pais e tios aprenderam que Plutão era planeta, mas os astrônomos mudaram a classificação em 2006. Composto por rocha, poeira e gelo, tem cerca de 2.350 quilômetros de diâmetro. Na atmosfera há metano e monóxido de carbono (gases tóxicos para os humanos), além de nitrogênio. 

Haumea não é completamente redondo; lembra a forma de uma melancia. Seu diâmetro é de 1.436 quilômetros. Demora pouco mais de 283 anos para fazer o movimento de translação (volta em torno do sol) e só 3,9 horas para completar a rotação (giro sobre si mesmo).

Makemake (com 1.600 quilomêtros de diâmetro), descoberto em 2005, e Éris (1.300 quilômetros de diâmetro), notado pela primeira vez em 2003, são os planetas-anões mais distantes. Ainda não se sabe muito sobre eles, mas calcula-se que o tempo de translação seja de 309 anos e 557 anos, respectivamente!

Júpter é o grandalhão do Sistema Solar

Desde 2006, quando Plutão foi classificado como planeta-anão, o Sistema Solar é composto por oito planetas: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. 

Júpiter é o maior, com 142.984 quilômetros de diâmetro, tamanho de 11 Terras. É formado principalmente por gases (hidrogênio e hélio, na maior parte) e não por rochas, como ocorre com nosso planeta. Demora quase 12 anos para fazer o movimento de translação, mas apenas nove horas e 48 minutos para completar o de rotação. Tem temperatura média de 150 °C negativos.

Saturno é outro grandalhão com 120.536 quilômetros de diâmetro (pouco mais de nove Terras). Também chamado de planeta gasoso, tem translação de 29 anos e rotação de dez horas e 12 minutos. Lá faz ainda mais frio: 180 °C negativos!

Lethícia Afonso Izaias, 10 anos, de São Caetano, acredita que possam existir mais de três planetas-anões. Ela aprendeu na aula de Geografia sobre Éris, Plutão e Ceres. “São muito menores do que os planetas e ficam bem distantes do sol.” Na opinião da menina, que admira as constelações, estudar o universo é muito legal, além de importante. “O homem sempre vai fazer descobertas.”

Consultoria de Marcos Calil, coordenador científico do Planetário Johannes Kepler, da Sabina. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;