Cultura & Lazer Titulo Cinema
Acertando o
ponto no audiovisual

São Caetano irá formar parceria com o Museu da
Imagem e do Som para receber obras de seu acervo

Por Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
01/08/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


A programação cultural de São Caetano irá ganhar upgrade a partir deste mês. Por meio de iniciativa inédita no Grande ABC, o município fará parceria com o MIS (Museu da Imagem e do Som), de São Paulo, e irá trazer um pouco de seu acervo para os cinéfilos da região.


Amanhã, a Prefeitura fechará acordo com o museu para ser o novo integrante do projeto Pontos MIS, que espalha por diferentes cidades do Estado uma diversa lista de filmes nacionais e estrangeiros. O objetivo da iniciativa é difundir o universo audiovisual com sessões, palestras temáticas, oficinas ligadas à área e bate-papos com convidados especiais.

"A chegada do programa será fundamental. O cinema é uma linguagem pouco difundida em São Caetano e o cenário se complicou nos últimos tempos com o fim das salas de rua na região", analisa o secretário de Cultural, Jander Lira. "O importante é criar uma cultura de cinema local. Queremos desenvolver uma demanda e estabelecer um novo costume."

No acordo anual a ser firmado, o MIS terá a ajuda da Secretaria Estadual de Cultura para disponibilizar todo material necessário para a montagem das exibições e dos encontros, além de material de divulgação. A contrapartida do município vem em abrir as portas de um espaço público adequado. O ponto escolhido foi o auditório do Cecape (Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação), no bairro Barcelona. Todas as atividades serão gratuitas.

A primeira programação está agendada para os dias 18, 25 e 31, com sessões duplas às 18h e 20h. Para o mês de estreia, o Pontos MIS coloca em cartaz o Programa 1, formado pelo curta ‘Françoise' (1998) e o longa-metragem ‘VIPs' (2010), assinado por Toniko Melo e com Wagner Moura como protagonista; e o Programa 2, com ‘O Sanduíche' (2000) e o drama cômico ‘Dirigindo no Escuro' (2002), do diretor Woody Allen.

Segundo o secretário, a oportunidade surge como uma das alternativas da Pasta para driblar as dificuldades financeiras. "A Cultura é o primo pobre da cidade e procuramos parcerias de qualidade e a custo zero para adotar no município. O que podemos arrastar para cá, iremos trazer. Temos de mostrar serviço para o MIS nesse primeiro momento para assim conseguirmos expandir o acordo no futuro", afirma. Reunindo os filmes que serão dados ao Paço, Lira deseja montar uma cinemateca pública a ser disponibilizada para a população. Exposições ligada ao museu paulista também podem desembarcar por aqui.

CINE TEATROS
Com a otimização do espaço do Cecape, a Prefeitura pretende iniciar projeto para ampliar as ações audiovisuais locais. O secretário de Cultura revelou que, em médio prazo, a pretensão do Executivo é reformar os auditórios das escolas municipais e transformá-los em cine teatros. A iniciativa moveria atividade conjunta com a secretaria de Educação.

"Durante a grade normal, poderemos oferecer estudos nessa áreas para os jovens e, aos fins de semana, os locais seriam abertos para todos os munícipes. Hoje, qualquer um pode fazer um vídeo e seria interessante incentivar os alunos a produzirem seus pequenos filmes. Podemos ter vários diretores em potencial, só temos de valorizar esse tipo de criatividade", explica Jander Lira.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;