Política Titulo
'Ficha limpa', Chiquinho ataca processos de Oswaldo Dias
Por Raphael Ramos
Do Diário do Grande ABC
08/09/2008 | 07:03
Compartilhar notícia


No embalo da divulgação dos candidatos com ficha suja em cidades com mais de 200 mil habitantes, feita semana passada pela AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros), o prefeiturável de Mauá Francisco Carneiro (PSB), o Chiquinho do Zaíra, aumentou os ataques contra o rival Oswaldo Dias (PT). Ontem, em comício no Jardim Canadá, o socialista pediu aos eleitores que comparassem as listas de processos respondidos por ele e pelo petista.

Chiquinho usa como referência a relação disponível no site do Tribunal de Justiça de São Paulo, na qual o ex-prefeito aparece como réu em 22 ações. Contra o socialista não aparece nenhum processo. "Faça um levantamento no passado dos candidatos, inclusive o meu. Puxem a minha ficha e a dele (Oswaldo)", afirmou.

A AMB divulgou os nomes dos candidatos que respondem a ações penais de improbidade administrativa e eleitoral. No levantamento da entidade, Oswaldo tem três processos e Chiquinho, nenhum.

Coube ao vice da chapa encabeçada pelo socialista, Paulo Bio (PMDB), levar ao palanque um panfleto com a lista de ações contra o petista. "Me entregaram a capivara (ficha criminal no jargão policial) dele. Parece um rolo de papel de tanto processo que ele tem. É só entrar no site www.tj.sp.gov.br e olhar os números dos processos e os milhões que foram desviados", discursou.

Bio ainda usou a situação financeira dos eleitores como exemplo para pedir voto para Chiquinho. "Se alguém de vocês deixar de pagar uma continha, por menor que seja, vai ficar com o nome sujo e não conseguirá crédito nas lojas. Então, não podemos dar crédito a ele (Oswaldo), que desviou milhões", afirmou.

O peemedebista, que assumiu a missão de concentrar as críticas contra os rivais - principalmente a Oswaldo -, voltou a chamar o petista de ultrapassado. "O nosso adversário esteve lá (na Prefeitura) oito anos e pensa com a cabeça em 1990 e 1996. Nós já estamos no século 21. Precisamos de gente nova, com energia e novas idéias."

Bio acusou Oswaldo de usar seus dois mandatos na Prefeitura (de 1997 a 2004) para "derrubar casa, perseguir trabalhador, tomar material de construção e aumentar os impostos". "Quando ele fala que está arrependido, eu não acredito. Não adianta se arrepender às vésperas da eleição. Ele teve oito anos para se arrepender e melhorar a vida da população de Mauá", afirmou.

RIVALIDADE - No domingo, Oswaldo fez caminhada pela manhã no Jardim Zaíra, principal reduto de Chiquinho, e prometeu investimentos na Educação. O ex-prefeito quer construir novas escolas e negociar com o governo federal a instalação de uma escola técnica, além de uma extensão do campus da UFABC (Universidade Federal do ABC).

O petista tem intensificado nos últimos dias o discurso atrelado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, principalmente depois que o chefe de Estado prometeu fazer comício em Mauá no próximo dia 20 e anunciou que a UFABC no município está na sua lista de prioridades para a Educação, podendo ser entregue até 2010.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;