Setecidades Titulo
Ação da Sabesp reduz perdas de água
Por Michelly Cyrillo
Do Diário do Grande ABC
29/09/2010 | 07:08
Compartilhar notícia


 

A Sabesp concluiu este mês um conjunto de ações para reduzir as perdas de água na Vila Mussolini, em São Bernardo. O superintendente da unidade de negócios Sul da Sabesp, Roberval Tavares de Souza afirmou que a economia é de 126 milhões de litros de água por mês.

As intervenções iniciaram em agosto do ano passado. Com investimento total de de R$ 7 milhões. Foi realizada a troca de 9,500 metros de redes de distribuição, recuperação de 3 mil metros de redes por revestimento, substituição preventiva de 1.400 ramais, além de serviços de geofonamento de todo o setor para a localização de vazamentos não visíveis. " Encontramos 500 vazamentos por esse sistema. O número é acima da média ( 350). Mas, acreditamos que o problema existia por conta da forte pressão da rede", disse Souza.

Ainda foi realizada intervenções para o controle de pressão. Para isso, foram instaladas três válvulas redutoras de pressão (VRP), além de realização de serviços para a modernização da Estação Elevatória de Água com instalação de conversores de freqüência e novos conjuntos moto-bomba, tornando esta estação inteligente, de forma a reduzir as pressões nos períodos de baixo consumo de água.

"Esta ação é muito positiva e demonstra resultados rápidos. Em agosto do ano passado, o registro de perdas reais, que são por vazamento, fraudes, hidrômetros que não funcionam direito, era de 42% neste bairro, agora é de 27%", afirmou o superintendente.

Este é o terceiro bairro do município que recebe intervenções em massa para combater as perdas reais, Taboão e o Planalto já receberam as melhoras.

Após o diagnóstico, por meio de levantamentos cadastras e de campo, foram definidas as obras e prioridades de outros bairros também este ano, como: Vila Caçilda, Centro, Nova Petrópolis, Baeta Neves.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;