Memória Titulo
Gerente da velha tecelagem dá adeus em São Bernardo

Angelina Maria Stahlschmidt Crescini, ou simplesmente dona Lina, esteve este ano em Campos de Jordão...

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
24/04/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


Angelina Maria Stahlschmidt Crescini, ou simplesmente dona Lina, esteve este ano em Campos de Jordão e, com moderação, gostava de tomar sua cervejinha, ao lado de tantos parentes e amigos de São Bernardo e Santo André. Vocês lembram dela? Cem anos completados em 2007, 101 anos completados em dezembro último. Sempre sorridente e com histórias para contar.

Para quem não lembra, informamos que Lina nasceu num sábado, 28 de dezembro de 1907, numa casa coberta de zinco da Rua Américo Brasiliense, no centro da então chamada Vila de São Bernardo. E foi na Vila que cresceu e trabalhou na tecelagem de Narciso Pelosini, até se aposentar como gerente da fábrica.

A vida em São Bernardo perdurou até a data do seu casamento com Antonio Crescini. O casal passa a residir em Santo André. E quando o marido parte, dona Lina retorna à sua Vila de São Bernardo, onde viveu até a quarta-feira da semana passada, quando também partiu. Aos 101 anos, foi sepultada no cemitério da Vila Pires, em Santo André, ao lado de Antonio.

Um ecomuseu: Fausto & Marlene

 "Lésbicas". Dois vasos tipo ânfora e um prato. Espanha. 1920. Adquiridos por Bertha Guedes Lopes.

O material que vem sendo mostrado neste espaço pertence à coleção particular do casal Fausto Lopes e Marlene Serra, de Santo André.

Catalãs

Como acontece há 35 anos a comunidade catalã residente do Grande ABC vai celebrar missa em louvor a Nossa Senhora de Monte Serrat amanhã, às 16h, na Paróquia São João Batista do Rudge Ramos. Até recentemente esta celebração acontecia na língua espanhola, mas visando uma abertura maior com as demais nacionalidades, apenas algumas canções serão cantadas no vernáculo original.

 DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Terça-feira, 24 de abril de 1979

Sindicalismo - Para Macedo (Murilo, ministro) greve política é caos. Funcionalismo é advertido. Metalúrgicos suspendem reunião. Saúde atende apenas casos urgentes.

Santo André - Moradores do Jardim Cristiane voltam a protestar: não querem favelas no bairro.

São Caetano - Casas Bahia vai cuidar da programação artística da Feira das Nações, em maio.

Mauá - Cães nas ruas preocupam população.

Diadema - Prefeito Lauro Michels afasta-se durante 14 dias, mas não quer que o vice-prefeito Romeu da Costa Pereira assuma.

Futebol - Santo André empata em 0 a 0 com o Ginásio Pinhalense, em amistoso domingo no Estádio Bruno Daniel. No Canindé, Portuguesa e Saad, de São Caetano, também ficam no 0 a 0.

Polícia - Cinco assassinatos no Grande ABC.

 EM 24 DE ABRIL DE...

1919 - A Ford inicia suas atividades de montagem de carros e caminhões no Brasil, com peças e componentes importados. Durante 30 anos funcionou no bairro do Bom Retiro, em São Paulo. Desde 1921 foi seu gerente geral Kristian Orberg, um dos acionistas da indústria química Resana, que por muitos anos funcionou em São Bernardo e que hoje está em Mogi das Cruzes.

1969 - Pela primeira vez Lula é eleito diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo e Diadema, na chapa encabeçada por Paulo Vidal Neto.

1989 - Começa no auditório da Fafil, da Fundação Santo André, o primeiro ciclo de palestras sobre os 100 anos de vida autônoma do Grande ABC.

MUNICÍPIOS PAULISTAS

A vila da Franca do Imperador é elevada à categoria de cidade em 1856.

Oscar Bressane: elevada a município em 1948.

 HOJE

Dia do Boi, Dia Internacional do Jovem Trabalhador, Dia do Operador de Triagem e Transbordo e Dia do Agente de Viagem.

 SANTOS DO DIA

Fidélis de Sigmaringa, Honório e Maria Eufrásia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;