Internacional Titulo
Papa consagra dois novos cardeais brasileiros
Das Agências
21/02/2001 | 08:48
Compartilhar notícia


O Papa João Paulo 2º iniciou, na manhã desta quarta-feira, no átrio da basílica de São Pedro, seu oitavo Consistório, durante o qual consagrará 44 novos cardeais, entre eles estão os brasileiros d. Geraldo Majella e d.Cláudio Hummes Os outros membros do Sagrado Colégio, seguidos pelas delegações oficiais de 27 países, junto com milhares de fiéis vindos da América Latina, Europa, Ásia e África, reuniram-se na praça de São Pedro para assistir à cerimônia.

Os novos cardeais, presididos pelo ex-substituto da Secretaria de Estado, Giovanni Battista Re, entraram na ordem de nomeação sorrindo e de maneira informal, para cumprir o ritual de juramento à Igreja. Cada cardeal pronunciará diante do Papa e em latim um sermão de fidelidade a Cristo, ao Evangelho, à Igreja de Roma e ao Pontífice.

Os cardeais também farão um juramento de que não divulgarão informações "cuja revelação provoque dano ou desonra à Igreja".

O Sumo Pontífice entregará aos cardeais o barrete cardinalício vermelho, símbolo do novo título que os compromete a "se comportarem com valor, inclusive até o derramamento de sangue para promover a fé cristã, a paz do povo de Deus, a liberdade e divulgação da Santa Igreja romana".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;