Internacional Titulo
Projetistas do novo WTC serão apresentados nesta 5ª
Da AFP
26/02/2003 | 10:30
Compartilhar notícia


Nova York conhecerá nesta quinta-feira o nome dos encarregados de conceber o projeto arquitetônico do que substituirá o World Trade Center, destruído no dia 11 de setembro de 2001.

No fim de uma concorrência na qual tomaram parte 407 escritórios de engenharia de todo o mundo, só restam dois projetos em disputa: o do arquiteto berlinense Daniel Libeskind, autor do Museu Judeu de Berlim, e o dos arquitetos da equipe Think, com sede em Nova York, que conta com o uruguaio Rafael Viñoly.

Estes dois projetos têm em comum prever a construção dos edifícios mais altos do mundo, como um símbolo do dinamismo americano e um desafio aos terroristas.

O projeto de Daniel Libeskind, chamado de "Jardins do mundo", tem a particularidade de conservar em seu estado atual e ao ar livre um muro edificado durante a construção do World Trade Center para conter as águas do rio Hudson, nas proximidades.

Isto lhe vale o apoio importante das famílias das vítimas dos atentados, que vêem nesse muro um bom ponto de partida para o monumento em memória de cerca de 2 mil mortos.

A equipe Think concebeu a edificação de duas torres gigantes de redes metálicas, conhecidas como "As torres Eiffel do século XXI", dentro das quais haverá jardins suspensos, salas de espetáculos, um museu e o memorial.

A escolha será feita por uma comissão com representantes da Lower Manhattan Development Corp - "criada para supervisionar a reconstrução do bairro" -, do governador do Estado de Nova York, George Pataki, do governador do vizinho Estado de Nova Jersey, James McGreevey, do prefeito da cidade, Michael Bloomberg, e das autoridades do porto de Nova York.

Também deverá levar em conta a natureza do monumento em memória das vítimas, que será objeto de uma concorrência paralela. O vencedor será anunciado no dia 11 de setembro de 2003.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;