Nacional Titulo
Em São Paulo, 6 mil participam do Grito dos Excluídos
Do Diário OnLine
Com Agência Brasil
07/09/2004 | 16:22
Compartilhar notícia


Cerca de seis mil pessoas participaram nesta terça-feira da manifestação organizada pelo Movimento Grito dos Excluídos, no Monumento do Ipiranga, em São Paulo. No início da manhã, cinco marchas saíram de pontos diferentes da cidade e seguiram em direção ao Monumento.

O Grito dos Excluídos acontece tradicionalmente no dia 7 de setembro e este ano a campanha tem como tema: "Brasil: Mudança para valer, o Povo faz acontecer". Participaram do ato representantes de diversos movimentos sociais, como grupos de luta por moradia, portadores de deficiência física, indígenas, mulheres, moradores de rua, além das pastorais sociais e centrais sindicais.

Segundo o coordenador do evento em São Paulo, Benedito Roberto Barbosa, as expectativas foram superadas. “Foi fantástico. Houve uma grande diversidade de grupos aqui. Principalmente nesse momento difícil para a cidade com o assassinato de moradores de rua e a impunidade”, disse. Para ele, o ato é um momento importante para reflexão sobre a situação do Brasil. “Sobre a situação da exclusão, desemprego, pobreza e miséria que vivemos hoje no país”.

Na avaliação de Barbosa, o Brasil vive um momento de euforia com a retomada da política econômica, mas isso não é suficiente. “O Brasil já viveu momentos assim de grande explosão econômica, mas sem divisão desse bolo. Nós queremos hoje a retomada do crescimento, mas também emprego, saúde educação e moradia. Queremos um Brasil diferente, mas sentimos nas ruas que isso está muito longe de acontecer”, afirmou.

Aparecida do Norte - Em Aparecida do Norte, uma média de 60 mil pessoas participaram do ato, de acordo a coordenação do Grito dos Excluídos. Na avaliação de um dos coordenadores, Luiz Gonzaga da Silva, o Gegê, a população está consciente da necessidade de cobrar do governo. “Isso mostra que o povo está entendendo a proposta do movimento. O que precisa fazer agora é cobrar de verdade, dizer o que realmente quer. Precisa estar mais presente não só no dia do Grito”.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;