Política Titulo Até agosto
Câmara de Diadema aprova suspensão cobrança de carnês do IPTU

Quatro parcelas terão vencimentos prorrogados para 2º semestre

Por Júnior Carvalho
Do Diário do Grande ABC
21/05/2020 | 00:01
Compartilhar notícia


A Câmara de Diadema aprovou ontem, por unanimidade em dois turnos, projeto do governo do prefeito Lauro Michels (PV) que suspende o pagamento das próximas quatro parcelas do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). Na prática, a medida prorroga para o segundo semestre as próximas mensalidades do tributo.

De acordo com o projeto desenhado pelo governo Lauro, as parcelas de maio, junho, julho e agosto poderão ser pagas conjuntamente com os carnês de setembro, outubro, novembro e dezembro. A iniciativa visa impedir a inadimplência e reduzir o impacto no bolso do contribuinte, que pode ter tido a renda comprometida como efeito do isolamento físico provocado pela pandemia de Covid-19.

O oposicionista Ronaldo Lacerda (PDT) chegou a propor que a casa aprovasse emenda ao texto permitindo que, além da prorrogação das parcelas de IPTU, as famílias de baixa renda pudessem ter isenção do tributo no período da pandemia. A proposta, porém, não chegou a ser votada por falta de apoio. “Acho que a proposta é boa, parabenizo o prefeito Lauro por tomar essa iniciativa nesse momento difícil. Mas acredito que, continuando essa pandemia, o prefeito possa enviar algo parecido com a proposta do vereador (Ronaldo)”, defendeu o governista Marcos Michels (PSB).

FERIADOS
Na sessão, que ocorreu de forma presencial, os parlamentares também deram aval para que Diadema aderisse à antecipação dos feriados de Corpus Christi e de 9 de Julho (Revolução Constitucionalista) para amanhã e segunda-feira, respectivamente, como forma de buscar aumentar o isolamento físico da população. A mudança desse último feriado ainda precisa ser aprovada pela Assembleia Legislativa, que apreciará hoje a proposta do governador João Doria (PSDB).

Alegando ineficácia da medida, parte dos oposicionistas foi contra a antecipação, citando possível incentivo a aglomerações, como pancadões.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;