Política Titulo
Lula despreza debate e vai a comício em São Bernardo
Por André Merli
Do Diário do Grande ABC
29/09/2006 | 00:42
Compartilhar notícia


O presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) fez na quinta-feira à noite o último comício na campanha pela reeleição na praça Giovani Breda, em São Bernardo do Campo. Nesta sexta-feira, percorre montadoras de veículos da região pedindo votos. O candidato faltou ao debate na TV Globo para receber o apoio de deputados, militantes e até ministros, que ajudaram a criar um clima de vitória.

Em seu discurso, Lula nem citou possível segundo turno para Presidência e fez críticas aos adversários. O tom do evento foi dado na primeira manifestação do presidente ao alfinetar o prefeito de São Bernardo do Campo, William Dib (PSB), que teria deixado a praça às escuras. “Essa atitude mostra um pouco da realidade política brasileira”, afirmou.

Embalado pelos temas da campanha e certo da vitória, o petista pediu votos para os outros candidatos. “Estamos chegando lá, mas não basta chegar sozinho.” O presidente citou poucas vezes o nome de Aloizio Mercadante, candidato ao governo do Estado, mas convocou o colega para fazer nesta sexta-feira campanha na porta da Ford e Mercedes-Benz. “A lei não permite comício, mas vamos lá usar mímica, mostrar o olhar”, explicou o candidato.

Berzoini – Quando o presidente subiu ao palanque, muitos candidatos a deputado já haviam discursado e reforçado a necessidade de levar Mercadante para o segundo turno.

Toda a cúpula petista foi chamada a ficar próxima de Lula, com exceção do presidente nacional do PT, deputado federal Ricardo Berzoini, que nem foi visto no evento. Na semana passada, Berzoini foi afastado da coordenação da campanha, depois da descoberta do escândalo do dossiê.

Segundo a Polícia Militar, cerca de 4 mil pessoas assistiram ao comício. Lula aproveitou seu discurso para criticar a gestão de Fernando Henrique Cardoso (PSDB). “A verdade nua e crua é que, humildemente, desmoralizamos aqueles que sucedemos”, declarou.

O presidente não citou o debate da Globo e disse que estava no Grande ABC por causa das raízes históricas que tem com a região. “Se tudo acontecer como eu acho que vai acontecer, ganharemos no primeiro turno”, resumiu.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;